O setor de compras, geralmente, está subordinado à controladoria, mas pode estar relacionado a outros setores também. Em hotéis de pequeno porte, o gerente geral ou o proprietário é quem se encarrega das compras. Já em estabelecimentos maiores, há um funcionário encarregado de exercer essa função.
No curso Como Administrar Hotéis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Lairson Sena, ressalta que “o sucesso econômico do hotel depende, em grande parte, de uma boa política de compras e gestão de estoques”.
A determinação do que e quanto comprar baseia-se na previsão de vendas. Para gerir os estoques, primeiramente, é preciso estabelecer o consumo mínimo e máximo. A fixação de um estoque mínimo é essencial para evitar correrias e até o mau funcionamento de setores do hotel.
“Para definir o estoque mínimo, é preciso analisar a rotatividade de cada produto. Essa definição parte da observação por alguns meses da taxa de ocupação e do grau de utilização dos diversos produtos utilizados”, explica o professor Sena.
Assim, é possível saber qual é o consumo médio mensal de mercadorias e definir o volume do estoque mínimo, para garantir a operacionalidade de todos os setores. Também é preciso considerar o tempo necessário para entrega do produto pelo fornecedor.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.