Os produtos de beleza e higiene pessoal estão tão presentes no cotidiano dos brasileiros que talvez você nem perceba o quanto gasta com eles. Xampus e condicionadores, maquiagem, cremes hidratantes e rejuvenescedores para a pele, e tantos outros, formam uma indústria que movimenta milhões e não para de crescer.
No ano passado, as vendas de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumaria movimentaram mais de R$ 73 bilhões de reais. A maioria das empresas que formam o setor (98%) é de pequenas e médias empresas. Por isso mesmo, esse mercado tem oferecido diversas oportunidades para novos empreendedores.
O grande crescimento do mercado transformou o Brasil no terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo. Alguns economistas acreditam que, em menos de quatro anos, o país deva atingir o primeiro lugar. Se for considerado o aumento das vendas de produtos brasileiros para o exterior, a expectativa de novos negócios é ainda melhor.
Para os economistas, até 2020, o valor dos produtos vendidos em São Paulo deve ser o dobro do registrado na França. Segundo eles, o Brasil já possui uma cultura bem sólida de consumo de produtos de beleza. Também contribui para este crescimento o aumento real da renda média dos brasileiros, além da maior proporção de pessoas economicamente ativas, o que favorece a preocupação com a aparência e os cuidados pessoais.
Outro fator que impulsionou o setor foi a maior procura de produtos e tratamentos cosméticos pelos homens. Eles estão cada vez mais preocupados com a aparência e diversas marcas já possuem linhas exclusivas. Este é um fenômeno que pode ser visto dentro e fora de casa. Os salões de beleza já possuem serviços exclusivos para os homens e alguns até se especializaram em atender apenas eles.
Os salões, por sinal, também crescem bastante. Enquanto outros setores da economia amargam queda devido à crise financeira, eles e os centros de estética estão aumentando o faturamento em até 3 vezes mais.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Bom dia Brasil.
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