
As frutas, geralmente, são cortadas em fatias, metades, rodelas, tiras ou cubos, dependendo do tamanho.
Quer uma alternativa para ganhar dinheiro? Aprenda a fazer frutas cristalizadas. Em algumas épocas do ano, o preço delas disparam, mas durante todo o ano, essas delícias são consumidas. Sua produção é simples e fácil.
Cristalizar frutas nada mais é do que mantê-las submersas em uma solução com grande quantidade de açúcar. Esse ingrediente é o que as conserva e lhes dá um sabor adocicado. O sucesso da fabricação depende, e muito, da qualidade da matéria-prima. Portanto, o primeiro cuidado a ser observado é quanto ao estado geral das frutas. A qualidade é extremamente afetada pelo tempo decorrido entre a colheita e o processamento.
As frutas, geralmente, são cortadas em fatias, metades, rodelas, tiras ou cubos, dependendo do tamanho. A professora, Maria Bragança, coordenadora do curso Como Produzir Frutas Cristalizadas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina que frutas como mamão, laranja, figo e caju são submetidas a um pré-cozimento rápido, antes de serem levadas ao xarope.
Elas não devem ser excessivamente cozidas, para que não venham a se desmanchar nas etapas seguintes do processamento. “Antes de colocá-las no xarope, elas devem ser aquecidas, para evitar o choque térmico, que provoca o enrijecimento das fibras. As frutas muito macias devem ser acrescentadas frias ao xarope quente, para que fiquem mais firmes”, explica a professora Bragança no curso.
Outras dicas para quem deseja começar esse empreedimento são: com exceção dos morangos, as demais frutas silvestres não são próprias para serem cristalizadas, pois são muito macias. As uvas devem ser furadas para que a solução de açúcar possa penetrar. Fatias de laranja e limão são cristalizadas com a casca.
Conheça a técnica e bons lucros!
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

rosaria de oliveira santana
6 de out. de 2018Quero receber a revista para estar fazendo as mesmas receitas pois gosto de estar sempre na cozinha.

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de out. de 2018Olá Rosaria,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto