WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Semana do Campo CPT!

Frutas são reinventadas para atingir novos mercados

As formas diferenciadas de consumo contribuem com a popularização das frutas regionais

Com a contribuição da pesquisa será possível enriquecer ainda mais os nutrientes.

O Brasil produz, anualmente, 40 milhões de toneladas de frutas, ocupando a terceira posição no ranking mundial. Apesar disso, a distribuição e comercialização dessas não ocorre em todo o seu potencial. Por isso, pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical e da Universidade Federal do Ceará estão refazendo as frutas.

Esse processo tem o objetivo de tornar os sucos líquido ou em pó pré-bióticos, ou seja, mantendo o açúcar em sua composição, mas sem a ação de calorias. A equipe também desenvolve sucos probióticos, que contém os mesmos lactobacilos presentes no leite fermentado, importantes na recomposição da flora intestinal.

Outro estudo desenvolve o suco em pó de abacaxi, laranja, caju e melão contendo lactobacilos que permanecem vivos mesmo depois de o suco líquido passar por um processo de desidratação a 130ºC. Além disso, um dos projetos é voltado para a substituição da casca de frutas por um filme que conserva o sabor e facilita a sua distribuição.

No curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Dr. Dalmo Lopes de Siqueira lembra que “o valor nutritivo varia muito de fruta para fruta, e, até mesmo entre frutas da mesma espécie, dependendo do clima, solo, variedade, entre outros fatores”. Com a contribuição dessas pesquisas, porém, será possível enriquecer ainda mais os nutrientes.

Além disso, as formas diferenciadas de consumo contribuem com a popularização das frutas regionais que não conseguem atingir mercados distantes na forma in natura.

Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!