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Fruta seca é opção saudável para lanche

Ao contrário da fruta cristalizada, ela não leva açúcar e por isso é bem menos calórica

 

 As frutas secas mantêm as mesmas calorias e os mesmos nutrientes das frescas. Foto: reprodução.

As frutas secas mantêm os mesmos nutrientes que as frutas frescas. No entanto, têm a vantagem de durar muito mais, sem ir à geladeira. Por isso, são uma boa opção para lanches rápidos. Elas aumentam a saciedade, fazendo o organismo aguentar bem o tempo de espera entre uma refeição e outra.

O aumento da saciedade é importante, pois sentimos menos fome entre uma refeição e outra. A ingestão de alimentos de baixa caloria entre as refeições também é necessária para acelerar o metabolismo, o que faz perder peso mais rápido. Ou seja, incluir as frutas secas na dieta é uma boa forma de ajudar a emagrecer.

A quantidade ideal é em torno de 120g por porção (três ameixas ou damascos, duas bananas ou meia xícara de chá de uvas). Acima disso, o consumo de calorias é excessivo, fazendo o efeito contrário de engordar ao invés de emagrecer. Costumam enganar pelo tamanho, porém têm a mesma quantidade de nutrientes que as frutas frescas.

As frutas secas são ricas em vitaminas, sais minerais e carboidrato, variando de uma para outra. Mas, o nutriente mais importante, comum a todas elas, são as fibras. Elas causam a sensação de saciedade, além de melhorar as funções do intestino, prevenindo contra muitas doenças do sistema digestivo.

Por: Maria Clara Corsino.

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