As franquias do setor de alimentação têm várias propostas de negócios para quem está procurando investir. E o crescimento está “de vento em popa”. De acordo com a última pesquisa realizada pela ABF - Associação Brasileira de Franchising, que foi divulgada na última semana, o crescimento de 2009 foi de 17,4%, em comparação com os dados de 2008. Para 2010, estima-se um aumento de 18,8%.
Outros dados atrativos advindos da mesma pesquisa mostram que as 41 empresas associadas à ABF representam um total de 5308 lojas, sendo 16% próprias e 84% franqueadas, faturando anualmente R$ 11,877 bilhões. O faturamento mensal por loja é de R$ 186.469,45 e o ticket médio geral, R$14,02.
Para investir nesse ramo, o primeiro requisito é ter afinidade com o segmento e a marca. Mas também é importante desenvolver o empreendedorismo, ser dinâmico, bem como saber fazer a análise do mercado e ter dedicação pessoal. Uma recomendação, antes de decidir em qual franquia investir, é fazer uma pesquisa, conferindo o histórico da mesma, seu renome, tradição, número de unidades e profissionalismo.
Uma tática que orienta o investidor é a análise do próprio perfil e gosto pessoal. A pergunta a ser feita é: eu mesmo consumiria tal produto? Por que? Com que frequência? É preciso lembrar que, para exercer uma atividade nesse ramo é exigido conhecimentos na área de gestão empresarial. Por isso, procure cursos para se aprimorar e dedique o maior tempo possível em sua qualificação e na administração e supervisão do negócio.
O professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, mestre em processos decisórios empresariais, diz que o empreendedor é um planejador por natureza, apesar de gostar de correr riscos, de ser um sonhador e inovador. “À medida que estamos escolhendo que futuro queremos, estamos pensando no nosso negócio e no ambiente no qual estamos atuando. E, além de analisar, estamos tomando decisões, em função do que somos hoje e do que queremos”, comenta o professor no curso Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O setor de alimentação é subdividido em diversos segmentos, entre os quais estão, culinárias internacionais e regionais, sanduíches, pizzas, pratos prontos ou por quilo, bares e restaurantes. As franquias podem ser instaladas em quiosques e lojas, seja nas ruas, supermercados ou shoppings. Escolha o que seja um prazer para você e o que mais se encaixa no perfil da sua região.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.