
Uma pesquisa mundial indicou que o Brasil passou os Estados Unidos em número de franqueadores. Com 2.226 marcas, o país só perde para a China, que fechou 2010 com 2.600. O crescimento mundial foi bastante representativo e gerou 469 empregos diretos diariamente.
Com a crise que afetou os Estados Unidos nos últimos anos, o crescimento de empresários emergentes ficou estagnado. Isso possibilitou que países em desenvolvimento, como o Brasil, tivessem maior oportunidade. Atualmente, os americanos ainda lideram o tamanho das redes de franquia.
Nesse quesito, o Brasil ocupa o quarto lugar. Em segundo, fica o Japão e em terceiro a China. O sucesso do negócio é tão grande que hoje são inauguradas 1.017 franquias por mês, ou seja, 33 novas unidades por dia e quatro a cada hora. Outro dado interessante e curioso é que, por hora, cada brasileiro deixa, no mínimo, R$ 0,45 no caixa de uma franquia.
Muitas são as vantagens obtidas com a adoção do sistema franchising como alternativa de expansão dos negócios de uma empresa. O professor Carlos Pinto, consultor do Sebrae, cita algumas delas no Curso a Distância CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, em Livro+DVD e Curso Online, projetado e elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
“O sistema franqueado tem mais velocidade na expansão dos negócios, maior distribuição e ocupação de novos mercados, o que provocará aumento nas vendas sem aumentar a estrutura, ganho de visibilidade pelos esforços conjuntos de publicidade, maior poder de negociação, gestão mais eficiente e maior fortalecimento da marca”.
A evolução e a estabilidade do empreendimento de franchising gerou, em 2010, R$ 254,32 bilhões. Esse valor é quase 10% de toda a receita brasileira nesse último ano, representando 7,5% do PIB.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por: Ariádine Morgan

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.