O franchisng é uma oportunidade para seu negócio continuar avançando no mercado. Mas como indentificar se sua empresa está apta a ser franqueadora? Há requisitos básicos que ela precisa atender e você pode prepará-la para isso.
Algumas organizações desconhecem o próprio potencial. Mas não adianta apenas se reconhecer como franqueável, é fundamental entender bem o franchising e assim obter os resultados esperados. “Não existe sorte nesse negócio, existe é preparo e competência que podem ser desenvolvidos, basta ter autoconfiança”, afirma Carlos Ruben Pinto, professor do curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O especialista em fraquias aconselha a realizar uma avaliação prévia da capacidade da empresa, com base nas informações numéricas que ela possui (despesas, investimentos, custos, margem de contribuição), antes de adotar o sistema como alternativa de expansão. Para isso, é necessário fazer uma análise do mercado consumidor e do concorrente. Você estará apto a franquear se ao final do estudo perceber que sua marca está bem posicionada, apresenta diferenciais competitivos e há alta demanda pelo produto ou serviço.
Chegar a essas conclusões positivas exige também que a empresa esteja atenta a alguns critérios:
Possuir uma marca forte – O desenvolvimento de uma franquia é atribuído principalmente à força da marca, obtida por meio do trabalho de marketing, o que exige tempo e investimento.
Crescer no core business – Trata-se de crescer em torno do foco do negócio, verificando a viabilidade dele e a capacidade de transferir know-how.
Providenciar a unidade piloto – A etapa anterior dependerá desta, que é a estruturação de um modelo onde o franqueador operará o negócio que será franqueado. Isso deve ser feito para testar a operação da franquia, os produtos e os serviços. Essa experiência fornecerá registros daquilo que deverá ser executado na rede franqueada.
Fazer a lição de casa – Essa recomendação se refere ao ato de transformar de fato a empresa em franqueadora. Isso será realizado, depois de concluir que, por meio da unidade piloto, o franqueador conseguiu atingir crescimento, explorando plenamente o potencial financeiro e de gestão.
Por Luci Silva
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