WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Frango defumado tem no abate o início do processo

A ave a ser defumada deve ter, aproximadamente, 1,5 kg de peso vivo, porque, depois de abatida e limpa, seu peso vai chegar a 1,2 kg, que é o ideal para o processo

A defumação pode ser feita nos pedaços ou no frango inteiro.

A defumação de frangos é uma ótima forma de aumentar o preço de venda, agregando valor e possibilitando sua conservação por um maior período. Além disso, diversifica o mercado, com a oferta de produtos diferenciados.

O animal a ser defumado deve ter, aproximadamente, 1,5 kg de peso vivo, porque, depois de abatido e limpo, seu peso vai chegar a 1,2 kg, que é o ideal para o processo. A defumação pode ser feita nos pedaços ou no frango inteiro.

O professor Newton de Alencar explica que depois das aves escolhidas, o próximo passo é levá-las  para o abate. “Faça a depenagem e retire os pés e a cabeça. Para conseguir maior conservação, abra o frango pelas costas, e retire a barrigada.O processo de evisceração consiste em executar, com a faca, uma pequena abertura na cloaca da ave e, com as mãos, retirar, cuidadosamente, as vísceras”, ensina o professor no curso Produção de Defumados, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Esse sistema de abertura permite a defumação do animal por inteiro, dando um visual bastante agradável à peça. Depois de aberta, faça uma boa limpeza nas carcaças e leve-as para a sala de processamento de carne, a fim de serem temperadas.

No curso do CPT, Alencar dá a receita do tempero para essa carne. Você vai precisar de sal refinado, açúcar, pimenta malagueta, alho, noz-moscada e corante. “ No caso do uso de sal de cura, basta acrescentar o valor recomendado no rótulo do produto. É importante diminuir a quantidade de sal de cura no peso do sal refinado”, diz Alencar.

Para facilitar a penetração de tempero de forma homogênea nas aves, fure-as, internamente, com o auxílio de um garfo ou outro instrumento de ponta. Faça isso com cuidado para não furar a pele.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Produção de Defumados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

PEDRO GONGA

23 de fev. de 2018

Bom dia caro gestor, saúde e disposição nos afazeres diários. Estou interessado a frequentar vossos cursos, mas tenho dificuldade de pagar com cartão. Gostaria de pagar via banco. Falo de luanda, republica de angola. O curso pretendido é o produção de defumados. Atenciosamente, Pedro gonga

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de fev. de 2018

Olá Pedro,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Candida Magaia

17 de out. de 2014

Sou de Moçambique e pretendo introduzir esta tecnologia no seio de produtores rurais. Agradecia muito o vosso suporte técnico como posso me beneficiar de temas como salga e defumação da carne de frango para ajudar na conservação local nas zonas rurais de frango e criar renda para o produtor, meu tema de mestrado. Agradeço o vosso apoio e colaboração. Melhores cumprimentos.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de out. de 2014

Olá, Candida!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As seguintes matérias podem lhe auxiliar: Como fazer frango inteiro defumado; Marinados de frango. E para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Reginaldo Buosi

7 de abr. de 2013

Em visita ao vosso site, deparei-me com uma oportunidade de uma renda mais familiar, pois me encontro desempregado, me identifico muito como o ramo de defumados e embutidos, pois peço vossa ajuda, me enviando receitas de como fabricar embutidos e defumados, pois moro em Sinop -Mt Sem mais para o momento, desde já agradeço vossa atenção. Reginaldo Buosi

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de abr. de 2013

Olá, Reginaldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Na seguinte matéria "Defumados têm mais cor, sabor e durabilidade", você poderá obeter informações de como defumar alimentos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?