A defumação de frangos é uma ótima forma de aumentar o preço de venda, agregando valor e possibilitando sua conservação por um maior período. Além disso, diversifica o mercado, com a oferta de produtos diferenciados.
O animal a ser defumado deve ter, aproximadamente, 1,5 kg de peso vivo, porque, depois de abatido e limpo, seu peso vai chegar a 1,2 kg, que é o ideal para o processo. A defumação pode ser feita nos pedaços ou no frango inteiro.
O professor Newton de Alencar explica que depois das aves escolhidas, o próximo passo é levá-las para o abate. “Faça a depenagem e retire os pés e a cabeça. Para conseguir maior conservação, abra o frango pelas costas, e retire a barrigada.O processo de evisceração consiste em executar, com a faca, uma pequena abertura na cloaca da ave e, com as mãos, retirar, cuidadosamente, as vísceras”, ensina o professor no curso Produção de Defumados, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Esse sistema de abertura permite a defumação do animal por inteiro, dando um visual bastante agradável à peça. Depois de aberta, faça uma boa limpeza nas carcaças e leve-as para a sala de processamento de carne, a fim de serem temperadas.
No curso do CPT, Alencar dá a receita do tempero para essa carne. Você vai precisar de sal refinado, açúcar, pimenta malagueta, alho, noz-moscada e corante. “ No caso do uso de sal de cura, basta acrescentar o valor recomendado no rótulo do produto. É importante diminuir a quantidade de sal de cura no peso do sal refinado”, diz Alencar.
Para facilitar a penetração de tempero de forma homogênea nas aves, fure-as, internamente, com o auxílio de um garfo ou outro instrumento de ponta. Faça isso com cuidado para não furar a pele.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

PEDRO GONGA
23 de fev. de 2018Bom dia caro gestor, saúde e disposição nos afazeres diários. Estou interessado a frequentar vossos cursos, mas tenho dificuldade de pagar com cartão. Gostaria de pagar via banco. Falo de luanda, republica de angola. O curso pretendido é o produção de defumados. Atenciosamente, Pedro gonga

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de fev. de 2018Olá Pedro,
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Candida Magaia
17 de out. de 2014Sou de Moçambique e pretendo introduzir esta tecnologia no seio de produtores rurais. Agradecia muito o vosso suporte técnico como posso me beneficiar de temas como salga e defumação da carne de frango para ajudar na conservação local nas zonas rurais de frango e criar renda para o produtor, meu tema de mestrado. Agradeço o vosso apoio e colaboração. Melhores cumprimentos.

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de out. de 2014Olá, Candida!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
As seguintes matérias podem lhe auxiliar: Como fazer frango inteiro defumado; Marinados de frango. E para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Reginaldo Buosi
7 de abr. de 2013Em visita ao vosso site, deparei-me com uma oportunidade de uma renda mais familiar, pois me encontro desempregado, me identifico muito como o ramo de defumados e embutidos, pois peço vossa ajuda, me enviando receitas de como fabricar embutidos e defumados, pois moro em Sinop -Mt Sem mais para o momento, desde já agradeço vossa atenção. Reginaldo Buosi

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de abr. de 2013Olá, Reginaldo!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Na seguinte matéria "Defumados têm mais cor, sabor e durabilidade", você poderá obeter informações de como defumar alimentos.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos