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Franchising, o que é?

Uma parceria que dá certo e, para isso ocorrer, é importante conhecer o setor e o seus componentes

Franchising é a parceria empresarial entre franqueador e franqueado

O franchising vem conquistando muitos empreendedores. O sistema é uma ótima alternativa para expandir os negócios a baixos custos. Entre outras vantagens, ele promove o fortalecimento da marca do produto ou do serviço. Mas para obter sucesso é necessário conhecer bem o setor e preparar-se para entrar nele.

Em primeiro lugar, você precisa saber quais são os componentes dessa forma de parceria empresarial. São eles: o franqueador (detentor da marca ou patente, idealizador da rede), o franqueado (aquele que adquiriu a franquia e cuidará da loja) e a franqueada (unidade operada pelo franqueado, ou seja, a franquia).

O artigo 2º da Lei 8.955/94 define que a “franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.

Entretanto, é importante estar atento a alguns detalhes. Antes de ceder a marca, por exemplo, você deve tomar algumas precauções. É imprescindível que ela esteja registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, pois sem esse registro é impossível franquear. Além disso, você precisa providenciar os meios para a transferência de conhecimento aos franqueados, como reuniões de treinamento e manuais.

Quato à distribuição, na exclusiva, o franqueado representa o único ponto de venda dos produtos em uma região específica. Já na semi-exclusiva ele oferece itens que são também comercializados por outras unidades franqueada, ou não, na mesma localidade.

Há várias vantagens em ser uma empresa franqueadora, de acordo com o especialista em franquias Carlos Ruben Pinto, professor do curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Entre elas estão a obtenção de maior velocidade na expansão dos negócios, maior distribuição e ocupação de novos mercados, maior visibilidade e força para a marca.

Para conseguir esses resultados, você precisa continuar estudando o franchising a fim de se adequar para atendê-lo. Fique por dentro das próximas matérias especiais e assista ao vídeo abaixo com algumas dicas sobre as características de uma empresa que possui potencial para ser franqueadora.

Por Luci Silva


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Comentários

Simone Nogueira

8 de jun. de 2013

Essa dica é bem importante, que a Marca deve estar registrada INPI, geralmente muitos pensam que é chegar e abrir uma franquia direto,

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jun. de 2013

Olá, Simone!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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