WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Franchising, o que é?

Uma parceria que dá certo e, para isso ocorrer, é importante conhecer o setor e o seus componentes

Franchising é a parceria empresarial entre franqueador e franqueado

O franchising vem conquistando muitos empreendedores. O sistema é uma ótima alternativa para expandir os negócios a baixos custos. Entre outras vantagens, ele promove o fortalecimento da marca do produto ou do serviço. Mas para obter sucesso é necessário conhecer bem o setor e preparar-se para entrar nele.

Em primeiro lugar, você precisa saber quais são os componentes dessa forma de parceria empresarial. São eles: o franqueador (detentor da marca ou patente, idealizador da rede), o franqueado (aquele que adquiriu a franquia e cuidará da loja) e a franqueada (unidade operada pelo franqueado, ou seja, a franquia).

O artigo 2º da Lei 8.955/94 define que a “franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.

Entretanto, é importante estar atento a alguns detalhes. Antes de ceder a marca, por exemplo, você deve tomar algumas precauções. É imprescindível que ela esteja registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, pois sem esse registro é impossível franquear. Além disso, você precisa providenciar os meios para a transferência de conhecimento aos franqueados, como reuniões de treinamento e manuais.

Quato à distribuição, na exclusiva, o franqueado representa o único ponto de venda dos produtos em uma região específica. Já na semi-exclusiva ele oferece itens que são também comercializados por outras unidades franqueada, ou não, na mesma localidade.

Há várias vantagens em ser uma empresa franqueadora, de acordo com o especialista em franquias Carlos Ruben Pinto, professor do curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Entre elas estão a obtenção de maior velocidade na expansão dos negócios, maior distribuição e ocupação de novos mercados, maior visibilidade e força para a marca.

Para conseguir esses resultados, você precisa continuar estudando o franchising a fim de se adequar para atendê-lo. Fique por dentro das próximas matérias especiais e assista ao vídeo abaixo com algumas dicas sobre as características de uma empresa que possui potencial para ser franqueadora.

Por Luci Silva


Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Simone Nogueira

8 de jun de 2013

Essa dica é bem importante, que a Marca deve estar registrada INPI, geralmente muitos pensam que é chegar e abrir uma franquia direto,

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jun de 2013

Olá, Simone!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!