O franchising vem conquistando muitos empreendedores. O sistema é uma ótima alternativa para expandir os negócios a baixos custos. Entre outras vantagens, ele promove o fortalecimento da marca do produto ou do serviço. Mas para obter sucesso é necessário conhecer bem o setor e preparar-se para entrar nele.
Em primeiro lugar, você precisa saber quais são os componentes dessa forma de parceria empresarial. São eles: o franqueador (detentor da marca ou patente, idealizador da rede), o franqueado (aquele que adquiriu a franquia e cuidará da loja) e a franqueada (unidade operada pelo franqueado, ou seja, a franquia).
O artigo 2º da Lei 8.955/94 define que a “franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.
Entretanto, é importante estar atento a alguns detalhes. Antes de ceder a marca, por exemplo, você deve tomar algumas precauções. É imprescindível que ela esteja registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, pois sem esse registro é impossível franquear. Além disso, você precisa providenciar os meios para a transferência de conhecimento aos franqueados, como reuniões de treinamento e manuais.
Quato à distribuição, na exclusiva, o franqueado representa o único ponto de venda dos produtos em uma região específica. Já na semi-exclusiva ele oferece itens que são também comercializados por outras unidades franqueada, ou não, na mesma localidade.
Há várias vantagens em ser uma empresa franqueadora, de acordo com o especialista em franquias Carlos Ruben Pinto, professor do curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Entre elas estão a obtenção de maior velocidade na expansão dos negócios, maior distribuição e ocupação de novos mercados, maior visibilidade e força para a marca.
Para conseguir esses resultados, você precisa continuar estudando o franchising a fim de se adequar para atendê-lo. Fique por dentro das próximas matérias especiais e assista ao vídeo abaixo com algumas dicas sobre as características de uma empresa que possui potencial para ser franqueadora.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Simone Nogueira
8 de jun. de 2013Essa dica é bem importante, que a Marca deve estar registrada INPI, geralmente muitos pensam que é chegar e abrir uma franquia direto,

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de jun. de 2013Olá, Simone!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos