WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Forrageira determina o potencial de produção de leite do pasto

A qualidade de uma forrageira tropical é avaliada pela sua composição química

A qualidade da forrageira é importante para determinar o potencial da produção à pasto.

Quando se quer saber sobre a qualidade de uma forrageira tropical ou temperada, a primeira coisa a avaliar é a sua composição química. Esse processo é feito em laboratório, e normalmente são avaliadas as frações de matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro e matéria mineral.

O teor de matéria seca é importante, pois, quando baixo, pode limitar o consumo de alimento. Então, quando se utiliza o pastejo como fonte alimentar exclusiva, seja ele rotativo ou contínuo, é preciso ficar atento ao teor de matéria seca da forrageira. O fornecimento de concentrado, entretanto, especialmente para as vacas de maior produção, pode corrigir esse problema.

No curso Produção de Leite a Pasto, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Dr. Fermino Deresz afirma que o teor de proteína bruta diminui com o aumento da idade da planta. “Em condições de capim verde picado com 30 dias de idade, o teor de proteína cai na base da matéria seca em relação àquele selecionado no pasto. Essa é uma das grandes diferenças entre eles”, explica.

É importante determinar qual é o real potencial da produção de leite do pasto. Para certas propriedades, pode ser 6 kg/vaca/dia de leite e para outras pode ser 10 kg/vaca/dia. O fator que determina esse potencial é a qualidade da forragem e a quantidade disponível por vaca/dia. A maneira como avaliar isso em cada propriedade é importante.

“A Embrapa Gado de Leite recomenda fazer a coleta de amostras representativas, por meio do pastejo simulado, observando a altura do resíduo do piquete recém-pastejado. Usualmente, essa estimativa é feita um dia antes da troca de piquete”, comenta Deresz, pesquisador da Embrapa.

Por: Clara Peron.

Curso CPT - Produção de Leite a Pasto

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!