WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fontes de energia renovável intensificam o mercado e as pesquisas no Brasil

Uma série de vantagens qualifica o Brasil a liderar a agricultura de energia e o mercado dos biocombustíveis em escala mundial

Estudos consideram estratégica a utilização de oleaginosas produzidas em várias regiões para a produção de combustível renovável.

Cerca de 47% da energia produzida no Brasil é renovável. A maior parte desse potencial é proveniente da cana-de-açúcar, que responde por 18%. “Trata-se de um mercado que o país domina, já que temos as condições climáticas ideais para o cultivo da cana, o que nos proporciona a matriz energética mais limpa do mundo”, ressalta o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Wagner Rossi.

Essa busca pelo consumo que respeita o meio ambiente e promove o crescimento econômico e social é um passo estratégico para o desenvolvimento de qualquer país. Segundo o secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone, “O aumento da população e do consumo mundial per capita, associado à mudança climática, requerem ações mais coordenadas e sustentáveis, em seus aspectos ambientais, sociais e econômicos”.

Estudos sobre as potencialidades agrícolas regionais consideram estratégica a utilização de plantas como inajá, macaúba, tucumã, além do pinhão manso e da palma, para a produção de combustível renovável.

Para o professor Dr. Luiz Angelo Filho, no curso Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para a Produção de Biodiesel, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a palmeira macaúba apresenta grande potencial para produção de óleo e possui vantagem sobre diversas oleaginosas pela sua rentabilidade agrícola e produção total de óleo. O processamento do fruto gera, além dos óleos, coprodutos que podem ser comercializados ou utilizados como fonte energética, contribuindo para redução do custo de produção ou gerando receitas para a empresa”.

Atualmente, o Brasil está entre os maiores produtores de biodiesel, juntamente com Estados Unidos, Alemanha, França e Argentina. Em 2009, o país produziu 1,13 bilhão de litros e a previsão para este ano é chegar a 1,6 bilhão de litros do combustível.

Uma série de vantagens qualifica o Brasil a liderar a agricultura de energia e o mercado dos biocombustíveis em escala mundial, com a possibilidade de dedicar novas terras a essa atividade, sem ampliar a área desmatada e sem reduzir a área utilizada na produção de alimentos, mantendo os impactos ambientais circunscritos aos socialmente aceitos.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?