
O fondant fica muito bonito e gostoso no preparo de bombons e bolos, agradando os olhos e o paladar.
O fondant é uma massa bem mole muito utilizada para rechear bombons e outros produtos preparados com chocolate. Tipicamente, possui um tom bem claro, mas pode ser utilizado corantes para variar sua apresentação.
O doce, quando derretido em banho-maria com adição de água, calda leve, ou bebida alcoólica pode ser moldado em forminhas ou servir de cobertura para marzipã, frutas e cereja em calda. Para preparar, os ingredientes necessários são açúcar (250g), água (125g), xarope de glucose (25g), cremor tártaro (2g) e um limão.
A professora Marina Queiroz explica, no curso Básico de Confeitaria, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o preparo dessa e de outras bases para a confeitaria. Acompanhe!
Para começar a elaboração, misture todos os ingredientes em uma panela, com exceção do limão. Leve ao fogo tendo o cuidado de não misturar, apenas utilize um pincel para limpar as laterais da panela.
Quando atingir o ponto bolha, retire do fogo e coloque o material em uma batedeira. Bata por alguns instantes, desligue-a e esprema o limão. Bata novamente até o fondant adquirir uma cor esbranquiça. O aspecto do doce, nesse ponto, é bastante semelhante ao de uma cocada fina.
Despeje o preparo em um filme plástico e conserve em ambiente seco. O fondant é bem estável e pode ser conservado por muito tempo, se bem embalado. Quando desejar utilizar, derreta-o em banho-maria e, caso ele tenha ficado muito ressecado, acrescente um pouco de água quente.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.