
As flores mais comuns da primavera são: agapanto, boca-de-leão, dama-da-noite, gardênia, girassol e lírio-do-amazonas.
Chegou a tão esperada primavera! Esse é o momento em que muitas plantas começam a florescer, tornando o período bastante belo, colorido e perfumado. Os jardins exalam alegria que contagia. Para que em sua casa se desenvolva a exuberância das espécies tanto floríferas como frutíferas é exigido alguns cuidados.
Durante a primavera, a irrigação pode ser reduzida, uma vez que, na maior parte do Brasil as chuvas começam a apontar e se intensificar. As regas devem ser feitas na parte da manhã, pois é o horário que o metabolismo das plantas está no auge. E as podas? Elas são totalmente p-r-o-i-b-i-d-a-s! Lembre-se que é nessa estação que as plantas estão florindo ou emitindo brotações.
A adubação é totalmente recomendada, afinal a vegetação está em pleno desenvolvimento e, por isso, necessita de mais nutrientes. Uma dica do professor Eduardo Elias Silva dos Santos, no curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é que “o adubo deve ser distribuído o mais homogeneamente possível e incorporado com a ajuda de um escarificador ou enxada. O revolvimento do solo deve ser feito superficialmente para não danificar as raízes nem com a enxada nem com o adubo, que não deve ficar em contato direto”.
Não é só o ser humano que vibra com a chegada da primavera. As pragas também apreciam essa época repleta de cores. Pulgões, cochonilhas, brasileirinhas e formigas se agitam no jardim. O período favorece a disseminação. Verifique constantemente a vegetação para constatar logo nos primeiros sinas e evitar a proliferação. O combate pode ser feito com defensivos naturais, como extrato de alho e pimenta. Se os fungos resolverem aparecer também, é indicado o uso de calda de bordalesa.
As flores mais comuns da primavera são: agapanto, boca-de-leão, dama-da-noite, gardênia, girassol e lírio-do-amazonas. As espécies de clima temperado frutificam, e a responsabilidade pelo sabor da primavera é do pêssego, ameixa, framboesa e maçã. Mas, pode-se também colher frutos de plantas tropicais, como mamão, laranja e banana.
Para quem ainda conta com uma horta, podem ser semeados abóbora, berinjela e pimenta. No pomar podem ser plantados a goiaba e os frutos cítricos. Para deixar o jardim bem colorido, semeie alisso, coreópsis e tagete.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.