
A escolha de instrumentos adequados deve ser prioridade para o bom jardineiro. A quantidade desses também deve ser considerada.
O trabalho de implantação e manutenção de jardins exige, além de conhecimento técnico, uma série de instrumentos e ferramentas que devem estar sempre bem conservados. Esses são específicos e variam de acordo com a natureza do serviço a ser realizado.
Para o preparo do terreno são usados determinados equipamentos de jardinagem, já para os trabalhos rotineiros de manutenção são utilizados outros. Pás, enxadas, tesouras de poda são de uso comum e fundamentais a todas as etapas de trabalho.
A escolha de instrumentos adequados deve ser prioridade para o bom jardineiro. A quantidade desses também deve ser considerada, dependendo do volume de trabalho. Ao adquirir uma ferramenta, verifique, também, a marca e o material da qual a mesma é feita.
O professor Eduardo Elias Silva dos Santos, no curso Treinamento de Jardineiro, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, lembra que é preciso utilizar o equipamento de segurança recomendado para cada ferramenta, como botas, capacete, luvas, óculos e perneira. “Leia sempre o manual de instruções antes de utilizar qualquer equipamento. Assim, você terá informações adequadas sobre uso, limpeza e manutenção do mesmo”, acrescenta.
Todas as ferramentas precisam de cuidados na manutenção, que vão desde a simples limpeza com um pano, até a lubrificação, afiação e troca de peças. Se estiverem em mal estado de conservação, o rendimento será baixo, o esforço maior e os resultados não acontecerão como o esperado.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.