
Com o professor dentro do computador é possível estudar em qualquer lugar e o ritmo é o próprio aluno quem faz.
Com o mercado competitivo, não dá para passar as férias só viajando e se divertindo. É hora de aproveitar para ler livros, conhecer as inovações e, claro, fazer cursos. Seja para quem deseja melhorar o currículo, para quem almeja investir em outro segmento, ou ainda para aqueles que querem alcançar um emprego público, os cursos a distância têm se consolidado pela comodidade que oferecem, além dos preços mais baixos.
No Brasil, em 2002, a graduação “sem fronteiras” registrava apenas 46 cursos. Em 2009, subiu para 844. Esse crescimento é confirmado também nos cursos profissionalizantes e de especialização.
As empresas estão aproveitando a facilidade e a qualidade desse conhecimento, oferecendo aos seus colaboradores capacitação nas suas áreas de interesse e atuação. De acordo com o MEC - Ministério da Educação, são mais de três milhões de estudantes que utilizam a tecnologia para adquirir conhecimento. Isso inclui os e-learning empresariais, cursos oficiais e livres.
Para Clara Peron, educadora e tutora do Portal de Informações do CPT – Centro de Produções Técnicas, “os processos estão se modificam e é preciso estar atento para utilizar a tecnologia da melhor maneira possível. Com a grande extensão territorial brasileira e o centro comercial muito voltado para a região sudeste, a qualificação a distância torna-se a maneira mais prática de quebrar barreiras geográficas, culturais e sociais, garantindo que o coletivo seja beneficiado de uma forma mais igualitária”.
Regina Helena Ribeiro, do Núcleo de Tecnologias Senac, esclarece que “hoje, a educação presencial talvez não dê conta mais de algumas exigências de conhecimento que precisam ser passadas de forma rápida com qualidade. Portanto, a educação a distância vem para ser uma aliada da educação presencial”.
Para os empresários, o que tem despertado a atenção é o menor investimento comparado com a quantidade de funcionários capacitados. Não existe custo de hospedagem, alimentação e transporte. Para o estudante, a tecnologia resolve o problema da falta de tempo. Com o professor dentro do computador é possível estudar em qualquer lugar, na praia, no ônibus, no aeroporto, na antessala de um cliente. E o ritmo é o próprio aluno quem faz.
Hoje, existem várias instituições que oferecem ensino a distância. O CPT é um bom exemplo. Com mais de 700 cursos em diversas áreas, a empresa oferece conteúdo de qualidade elaborado por doutores, especialistas e renomadas instituições de pesquisa. Aproveite e escolha o seu! (www.cpt.com.br)
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.