WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fazendeiro é aquele que planta e colhe. Certo ou errado?

Errado. Os fazendeiros, com a boa administração de suas propriedades rurais, são importantes geradores de divisas nacionais

Fazendeiro é aquele que planta e colhe. Certo ou errado?

 

Fazendeiro é aquele que planta e colhe. Certo ou errado? Erradíssimo!. O conceito de fazenda, assim como todas as coisas do mundo, também se modificou e, consequentemente, a forma de administrar.


Hoje, fazendeiro é a pessoa que se destaca em qualquer país, por ser o responsável pela movimentação de recursos. Não se trata mais de apenas "aquele que planta, colhe e alimenta pessoas."

Atualmente, os fazendeiros, com a boa administração de suas propriedades rurais, são importantes geradores de divisas nacionais, pois fornecem alimentos para o mercado interno e externo. Além disso, colaboram para o avanço das pesquisas tecnológicas. Por isso, é importante a sua competência na gerência de insumos, mas principalmente no desenvolvimento de sua equipe de trabalho.

Então, se há uma equipe de trabalho também existem duas posições de destaque: o de fazendeiro chefe e o de fazendeiro líder. Certo?

 

Certo! Mas, afinal, o que ele é? Chefe ou líder? Pois bem, vamos lá!


O que é chefiar? Existe diferença entre ser chefe e ser líder? Ao ser questionado sobre esses conceitos, o professor Pedro Paulo Iannini, especialista em desenvolvimento gerencial, explica que chefiar ou gerenciar é obter resultados por meio de pessoas, com a melhor qualidade, alta produtividade, menor tempo e ocupação de espaço, e redução dos custos quando possível.

“Chefe preparado e competente é aquele que necessita se cercar de qualidades profissionais como as de administrador e psicólogo”, define o professor no Curso CPT Chefia e Liderança na Fazenda.


Liderar é a habilidade de perceber e representar a necessidade, o desejo e a vontade das pessoas da equipe de trabalho. Logo, nem todo chefe é líder e nem todo líder é chefe. De acordo com o professor Pedro Paulo, a diferença entre chefe e líder provém da origem do poder de influência.


“Enquanto o chefe surge formalmente, designado pela autoridade da hierarquia superior, o líder aparece, informalmente, da representação da vontade da equipe de trabalho”, explica o professor.


Para isso, Pedro Paulo apresenta algumas competências que o fazendeiro precisa desenvolver. A competência técnica, que compreende aquilo que deve ser feito na prática, e a interpessoal, que identifica o relacionamento com a equipe.


"Existem várias competências necessárias ao gestor. Entre elas a cultural, que facilita um contato mais qualificado e competitivo com os concorrentes, e a ética, uma vez que, quando a liderança é exercida com justiça e sensibilidade, possibilita o desenvolvimento do potencial humano”, diz.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


 


Conheça os Cursos CPT da Área Administração Rural.
Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?