WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Falando em público - como fazer uma boa comunicação verbal

Para uma boa comunicação verbal esteja preparado, com bom aspecto físico e postura elegante perante o público

Durante sua apresentação, procure permanecer em uma faixa delimitada no local, de modo que não prejudique sua apresentação e a visão dos ouvintes

Durante sua apresentação, procure permanecer em uma faixa delimitada no local, de modo que não prejudique sua apresentação e a visão dos ouvintes

Para obter sucesso na comunicação verbal, é preciso ter confiança e cuidado com o que se quer passar para as outras pessoas, pois a comunicação interpessoal inadequada, em qualquer ambiente, tem sido a causa de barreiras na condução de trabalhos com resultados mais eficientes. Falar em público é uma necessidade atual em praticamente todos os setores técnicos, profissionais e sociais e inclui desde estudantes a profissionais de diversas áreas.

Para ter sucesso ao falar em público, deve-se estar preparado. Enfrentar um auditório sem conhecimento prévio de causa será desastroso. Se você tiver um bom conhecimento do assunto, já estará na metade do caminho para o sucesso, mas para receber aplausos não basta apenas dominar o assunto, é preciso também saber apresentar-se, passar a mensagem de forma eloquente, vibrante e entusiasmada. Para chegar a este ponto, é preciso que você esteja atento a algumas recomendações sugeridas pelo Professor Marcos Antônio Barbosa, coordenador do curso Falando em Público - Comunicação e Apresentação:

Esteja preparado

A primeira providência para uma apresentação de sucesso é o planejamento para uma comunicação eficaz, que envolve basicamente três passos: preparação, desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Aspecto físico

Conservar, durante a apresentação, uma postura sóbria, sem afetações do tipo ar de superioridade, arrogância, desprezo ou sofisticação inadequada. Mostre higiene pessoal com barba e cabelos bem cuidados, roupa e sapatos limpos, além de roupas adequadas a cada ambiente.

Postura perante o público

Ao caminhar para o microfone no local da apresentação, por exemplo, faça-o com garbo, elegância e distinção. Pare, olhe as pessoas, examine o local, contando mentalmente cinco segundos, respire fundo e então comece a falar. Esta pausa dará origem ao silêncio de expectativa da plateia, que aguarda por suas palavras. Durante sua apresentação, procure permanecer em uma faixa delimitada no local, de modo que não prejudique sua apresentação e a visão dos ouvintes. Focalize, diretamente, os olhos das pessoas, principalmente daquelas que se encontram no canto da sala, fora do ângulo de visão normal.

Para outras dicas de como falar em público, consulte o curso Falando em Público - Comunicação e Apresentação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Confira!

 

Por: Beatriz Lázia

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

marcos paulo silva vital

6 de dez. de 2013

Eu achei muito bom essa expressões que esse texto diz e muito legal muito bom ensina que a pessoa tem que ter uma comunicação com o público bem muito interessante!!!!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de dez. de 2013

Olá, Marcos Paulo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos muito felizes que você tenha gostado de nossa notícia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?