Um produtor de queijos deve primar sempre pela qualidade. Uma das formas de alcançá-la é sempre se preocupar em executar as práticas que visam a manutenção da limpeza e higiene da fábrica. Ele também precisa obter infomações seguras sobre o mercado consumidor e a localização da fábrica. Os riscos são relativamente baixos para essa atividade. Mesmo assim, antes de abrir seu negócio, planejar é indispensável.
“A fabricação de queijo mesmo que artesanal, promove o desenvolvimento da região e aumenta a renda de quem investir nesse produto", afirma Alberto Valentin Munck, no curso Produção de Queijos Finos e Mofados, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Mas, para identificar uma oportunidade que lhe proporcione tais resultados, são necessários alguns conhecimentos. Seguem algumas dicas.
Leite – É a matéria-prima do seu produto, o preço dela é padronizado e o fornecimento é regular. O controle sanitário deve ser constante. É necessário haver um gerenciamento especial para a monitoração das práticas de higienização.
Mercado – A comercialização do queijo dependerá da localização do estabelecimento. Em função disso o produtor determinará se as vendas serão no atacado ou no varejo.
Fábrica – A área deve possuir no mínimo 150m2. Os processos devem se situar em local arejado, ilumidado, servido de água potável, livre de moscas, e outras fontes de contaminação. A instalação precisa contar com serviços próximos de rede comercial, bancária, energia elétrica e água. É bom construir paredes e pisos de material impermeabilizados, pois facilitam a limpeza.
Por Luci Silva
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