Este ano promete ser bom para os produtores de frutas. Em 2010, esse mercado teve uma ligeira queda, de 2,6%, em relação a 2009. Segundo o engenheiro agrônomo do Ibraf – Instituto Brasileiro de Frutas, Cloves Ribeiro Neto, esse declínio foi ocasionado pelos reflexos da crise econômica, que gerou baixa demanda internacional.
De acordo com o Istituto, a recuperação dos países europeus, responsáveis por 78% das exportações, terá forte impacto sobre a produção brasileira. A busca pelos produtos nacionais deve aumentar substancialmente.
No curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Dr. Dalmo Lopes de Siqueira lembra que, além do bom momento no mercado externo, o interno continua aquecido. “A cada dia o brasileiro consome mais frutas. O mercado interno é amplo e há lugar para praticamente todas as frutas”, afirma.
Uma pesquisa realizada em parceria entre o Ibraf e a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos mostrou que países como Estados Unidos, África do Sul, Arábia Saudita, Angola, Rússia e China são mercados em expansão para as frutas do Brasil e seus derivados.
A fim de promover as frutas do país e seus subprodutos no exterior, essas duas empresas realizam o programa Brazilian Food. O objetivo é consolidar a imagem do país como grande produtor e exportador de produtos de qualidade.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.