
Antes de ser classificada como genuinamente brasileira, cachaça era vendida no exterior como brazilian rum. Foto: Reprodução.
Por muito tempo, a cachaça foi vendida nos Estados Unidos como Brazilian Rum (rum brasileiro), de acordo com classificações de bebidas adotadas pela legislação norte-americana. O reconhecimento da bebida destilada como cachaça, um produto “genuinamente brasileiro”, ocorreu depois de um acordo firmado durante uma visita do presidente Barack Obama ao Brasil.
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça acredita que o reconhecimento da bebida como cachaça ajudou a aumentar as exportações para os Estados Unidos. Só este ano as vendas para o país subiram 12,62%.
O Brasil pode produzir até 1,2 bilhão de litros de cachaça por ano. No entanto, menos de 1% da bebida é exportada. Mesmo em número pequeno, se comparado à quantidade produzida, as vendas são bem disseminadas pelo mundo. Cerca de 60 países importam cachaça, entre eles Alemanha, Portugal, França e Estados Unidos.
Em 2011, aproximadamente, 90 empresas exportaram 9,8 milhões de litros. A receita com as vendas para o exterior somaram R$ 17,3 milhões. De acordo com o setor, a cachaça é o terceiro destilado mais produzido no mundo, ficando atrás apenas da vodca e do soju (destilado coreano feito de arroz).
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Ministério da Agricultura.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.