
O cultivar mais vendido é o arábica, respondendo por 83% do total, seguido pelo solúvel e o robusta.
Um balanço divulgado pelo CeCafé – Conselho Brasileiro dos Exporadores de Café, aponta a elevação de 25,8% na receita de julho e de 7,8% de produto embarcado, em relação ao mesmo mês de 2009. Esses valores configuram exportação recorde em receita e volume, em comparação aos últimos quatro anos.
Os números animam os produtores do grão, que acreditam em um melhor rendimento financeiro na comercialização. O cultivar mais vendido é o arábica, respondendo por 83% do total, seguido pelo solúvel e o robusta.
Segundo o professor Romário Gava Ferrão, no curso Como Produzir Café Conilon, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “dentre as espécies conhecidas de café, a Coffea arabica e a Coffea canephora robusta são as duas mais importantes, pois representam praticamente todo o café produzido e comercializado no mundo”.
A Europa é o principal mercado comprador, no último ano, o continente importou dezenove milhões de sacas, só do Brasil foram mais de seis milhões, sendo responsável por 54% do total das exportações brasileiras.
Outros compradores potenciais são a América do Norte, a Ásia e a América do Sul. No acumulado dos últimos 12 meses, o balanço mostra que o país gerou uma receita de US$ 4.595.055 com as exportações de café.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.