WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Expectativa e satisfação devem ser alinhadas para que ambas as partes atinjam suas metas

O equilíbrio entre expectativa e satisfação é fundamental, tanto nos negócios como na vida pessoal

 

Saiba o que esperar do outro e o que ele espera de você.

Um mesmo serviço é prestado ou um mesmo produto é vendido, com a mesma dedicação e atenção, para clientes diferentes. Um deles sente-se plenamente satisfeito; outro indiferente; outro, ainda, insatisfeito. Por que será que isso acontece? A resposta é que expectativa de cada um deles era diferente, por isso a negociação foi recebida de formas distintas.

O equilíbrio entre expectativa e satisfação é fundamental, tanto nos negócios como na vida pessoal, gerando grande influência no desempenho e na felicidade. É importante, no entanto, observar o grau de expectativa desejado para não correr o risco de alcançar metas medianas. Por exemplo, ao ouvir a frase “estou muito satisfeito com o seu trabalho” é preciso pensar se realmente você teve uma postura excelente ou se realizou um trabalho mediano e a expectativa, nesse caso, era baixa.

Uma expectativa muito baixa pode não estabelecer relação com a satisfação. Por outro lado, uma expectativa muito alta não deixa margens para superações. Se ao vender produtos ou serviços é oferecido tudo que é possível em relação a preço, prazo e qualidade, a venda, certamente, será efetuada, porém, não sobrará margem para uma entrega adicional, que surpreenderia o cliente.

Segundo o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “uma maneira de equilibrar essas duas emoções é  não estabelecer objetivos vagos, que não poderão ser entendidos pelas pessoas da empresa, e que não possam ser perseguidos. Por exemplo, se seu objetivo é a satisfação dos clientes, isso por si só é um objetivo muito vago. Estabeleça outros, como número de reclamações, número de devoluções/trocas, telefonemas, entre outros. Tente transformar seus objetivos em algo que possa ser medido”.

Saiba o que esperar do outro e o que ele espera de você. Assim, é possível ter algum controle sobre a satisfação e a insatisfação que provavelmente surgirão. “Um atendimento somente poderá ser considerado bem sucedido se conseguir satisfazer as necessidades de quem presta o atendimento e de quem o recebe”, acrescenta o professor Hélvio.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!