WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Expectativa e satisfação devem ser alinhadas para que ambas as partes atinjam suas metas

O equilíbrio entre expectativa e satisfação é fundamental, tanto nos negócios como na vida pessoal

 

Saiba o que esperar do outro e o que ele espera de você.

Um mesmo serviço é prestado ou um mesmo produto é vendido, com a mesma dedicação e atenção, para clientes diferentes. Um deles sente-se plenamente satisfeito; outro indiferente; outro, ainda, insatisfeito. Por que será que isso acontece? A resposta é que expectativa de cada um deles era diferente, por isso a negociação foi recebida de formas distintas.

O equilíbrio entre expectativa e satisfação é fundamental, tanto nos negócios como na vida pessoal, gerando grande influência no desempenho e na felicidade. É importante, no entanto, observar o grau de expectativa desejado para não correr o risco de alcançar metas medianas. Por exemplo, ao ouvir a frase “estou muito satisfeito com o seu trabalho” é preciso pensar se realmente você teve uma postura excelente ou se realizou um trabalho mediano e a expectativa, nesse caso, era baixa.

Uma expectativa muito baixa pode não estabelecer relação com a satisfação. Por outro lado, uma expectativa muito alta não deixa margens para superações. Se ao vender produtos ou serviços é oferecido tudo que é possível em relação a preço, prazo e qualidade, a venda, certamente, será efetuada, porém, não sobrará margem para uma entrega adicional, que surpreenderia o cliente.

Segundo o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “uma maneira de equilibrar essas duas emoções é  não estabelecer objetivos vagos, que não poderão ser entendidos pelas pessoas da empresa, e que não possam ser perseguidos. Por exemplo, se seu objetivo é a satisfação dos clientes, isso por si só é um objetivo muito vago. Estabeleça outros, como número de reclamações, número de devoluções/trocas, telefonemas, entre outros. Tente transformar seus objetivos em algo que possa ser medido”.

Saiba o que esperar do outro e o que ele espera de você. Assim, é possível ter algum controle sobre a satisfação e a insatisfação que provavelmente surgirão. “Um atendimento somente poderá ser considerado bem sucedido se conseguir satisfazer as necessidades de quem presta o atendimento e de quem o recebe”, acrescenta o professor Hélvio.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!