Um estudo da GS&MD – Gouvêa de Souza, apresentado ontem no Fórum Pet Brasil 2012, mostrou que o setor de pet movimentou R$ 11,3 bilhões em 2011, um aumento de 4,5% no mercado em relação a 2010, quando o faturamento foi de 10,1 bilhões.
Para esse ano, a expectativa é de um faturamento de R$ 12,7 bilhões. Somente as rações representam 23% do faturamento do mercado pet. Outros 14% correspondem a medicamentos e 10% a serviços veterinários. Os pet shops concentram 68,3% das vendas. Em seguida, aparecem os supermercados e hipermercados, com 15,2%, as lojas de produtos agrícolas, com 8,8%, e as megalojas especializadas, 5,5%.
A pesquisa foi feita de julho a setembro deste ano. Primeiro, foi feita uma filmagem de 32 pet shops e 10 entrevistas em profundidade. Em seguida, 822 proprietários de diversos estabelecimentos, gerentes e funcionários das regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul foram entrevistados.
O estudo constatou que as rações são vendidas por 88% das lojas, enquanto os produtos de higiene e beleza são vendidos por 87%. Os snacks e petiscos são comercializados por 85% das lojas, os acessórios por 85%, antipulgas e carrapaticidas por 83% e medicamentos veterinários, 81%. Outros 81% prestam serviços de limpeza e embelezamento, 79% vendem vitaminas, 60% oferecem serviços de veterinário, 56% prestam serviços diversos, como hotel e babá, e 15% vendem filhotes.
De acordo com a pesquisa, a maioria dos estabelecimentos ainda sofre com a falta de qualificação no setor, muitas lojas ainda não inovaram nos serviços, oferecendo serviços como vendas pela internet e a interação nas redes sociais. O Brasil possui 50 milhões de animais de estimação, dos quais 29 milhões são cães. Ou seja, existe 1 pet para cada 4 brasileiros.
Por: Maria Clara Corsino.
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