Evento pode ser definido como qualquer acontecimento que desperta interesse especial, como espetáculos, exposições, competições, entre outros, capazes de atrair público e de mobilizar os meios de comunicação. A realização depende prioritariamente do planejamento, e para isso é essencial reunir várias informações.
O organizador de eventos, não precisa, em princípio, ter uma formação específica. Pode ser um profissional de qualquer área, desde que devidamente preparado, ou seja, que tenha adquirido conhecimento e prática. De acordo com as últimas pesquisas de mercado das agências, a indústria turística tornou-se a maior geradora de receitas e a maior empregadora de mão-de-obra no final do milênio.
Para o professor Antônio Máximo Borba, coordenador do curso de Tecnologia em Eventos da HOTEC – Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Turismo e Gastronomia de São Paulo, pode-se acrescentar a esses dados a atividade turística internacional, pois ela continuará crescendo em média superior a outras atividades econômicas. “Isso está sendo estimulado, principalmente, pelo turismo de negócios, que gera aquecimento da atividade econômica, do comércio e das transações mercantis internacionais”, diz o professor no curso Planejamento e Organização de Eventos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
A realização de eventos é considerada, em todo o mundo, importantíssima para o desenvolvimento do fluxo turístico. Feiras e congressos têm sido, cada vez mais, alvos de disputas, tornando-se necessário planejamento e preparação mais detalhados e cuidadosos, para que a empresa de eventos se consolide no mercado.
Segundo o professor Borba, no curso do CPT, o produtor de eventos deve buscar sempre rapidez na divulgação, promoção e publicidade, de forma que a data e o tema do evento sejam conhecidos com bastante antecedência. Para ele as vantagens dos investimentos são “a não dependência de formas de governo, o fato de que a maioria dos tipos de eventos não é atingida em épocas de crise, grande parte pode ser realizada em qualquer época do ano, captam renda e geram emprego, motivam investimentos, não sofrem concorrência da tecnologia porque usam a interação humana e promovem outros segmentos da economia”.
Por: Ariádine Morgan
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