
Nas viagens de negócio, deixe na agenda alguns horários vagos para o caso de surgirem novas oportunidades de encontros e contatos.
Gestores e empreendedores estão sempre aqui e acolá para enfrentar negociações com fornecedores ou com aqueles que exercem a mesma função. Mas além do preparo da proposta a ser negociada, outros fatores influenciam no sucesso da viagem. É a chamada etiqueta empresarial nas viagens de negócios.
Primeiro, agende! Faça tudo com antecedência. Anote todos os detalhes que precisam ser acertados, incluindo nomes das pessoas que serão contactadas, seus respectivos cargos e formas de contato. Se for uma viagem internacional ou para uma região do país com culturas e costumes bem distintos, é visto com bom tom levar algum objeto para presentear as pessoas que irá encontrar. Isso é um diferencial.
Segundo o professor e empresário Nelson Maciel, algumas regras de etiqueta variam de cultura para cultura, de região para região. “Estude sobre os costumes e regras sociais do local. Algumas pessoas acham que já sabem tudo e costumam cometer deslizes imperdoáveis por desconhecimento. Se você quer ser um excelente negociador, não meça esforços para apurar sua inteligência social”, afirma Maciel no curso Negociação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Organize seus documentos e guarde-os em local seguro. Não existe nada mais irreverente que papéis importantes caindo no aeroporto, assim como se perder em meio a negociação por causa da desorganização dos documentos.
Segundo a etiqueta, nessas viagens, deixe na agenda alguns horários vagos para o caso de surgirem novas oportunidades de encontros e contatos, ou mesmo um happy hour. É simpático também não dominar as conversas. Escute mais as ideias dos empresários que estão com você e aproveite a oportunidade para aprender e conhecê-los melhor.
Além disso, se o interesse é abrir ou fornecer algo para o mercado consumidor da região visitada, é imprescindível que separe alguns momentos para conhecer as tendências, gostos e os aspectos culturais que influenciam a decisão de compra. E muito importante, não fale sobre assuntos pessoais. O marketing pessoal é essencial nesses contatos empresariais.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.