
Como todo processo, a negociação tem um princípio, que envolve o planejamento e a preparação; um meio, a apresentação da proposta, esclarecimentos e trocas; e um fim, com o fechamento do acordo.
Planejar é essencial em todas as atividades humanas, e na negociação é vital para que se alcance o sucesso. Antes de tudo, estabeleça com antecedência os objetivos ideais e os reais. Defina uma margem de negociação, que é justamente a distância entre um e outro.
Recolha todas as informações sobre a empresa e sobre as pessoas envolvidas na negociação. Procure saber exatamente o que a outra parte quer, estude seus pontos fortes e fracos. Prepare-se para perguntas difíceis.
O professor e empresário de sucesso Nelson Fernandes Maciel, no Curso CPT de Negociação, alerta que “se a negociação for feita em equipe, o ideal é que se faça uma reunião na qual sejam discutidas as ideias, para que todos saibam muito bem tudo o que vai ser negociado, quais são os objetivos e metas a serem alcançados.”
Durante a negociação, concentre-se nos interesses e no assunto em questão. Nessa etapa, é preciso ter disciplina, além de manter todos os dados e informações organizados para consulta. Responda a todas as argumentações e dúvidas.
O local também pode influenciar muito. O ideal é que seja um terreno neutro ou, então, seu território. É interessante que o cenário seja propício à criatividade. Se for possível, escolha um lugar informal, onde as pessoas fiquem relaxadas.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Equipe CPT de Redação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.