A vida profissional é repleta de sonhos, desafios e realizações. Todas essas fases, porém, variam de acordo com a idade do colaborador. É comum, em determinados momentos, as pessoas se perguntarem aonde estão e aonde deveriam estar. Certamente, não há uma resposta única e pronta para essa pergunta, contudo, há desafios e expectativas por parte das empresas, relacionados a determinadas idades.
Por exemplo, entre os 20 e 29 anos, a grande dificuldade é conseguir se projetar na carreira. Essa é uma etapa de troca. A empresa oferece uma oportunidade e espera que o funcionário corresponda com conhecimento teórico e inovação. É importante que o jovem profissional invista no aprendizado de línguas estrangeiras e em cursos de pós-graduação.
Dos 30 aos 40 anos a expectativa é de que o colaborador esteja mais consolidado e estabilizado com relação à empresa e à sua profissão. Precisa estar em conformidade com os valores da organização e pronto para conciliar a vida profissional e a pessoal, pois é nessa idade que, geralmente, as pessoas constituem família.
Nessa etapa, também, os profissionais buscam por mais reconhecimento, mas não podem deixar de se especializar e atualizar. O professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, destaca que “a qualificação conta muitos pontos, como formação acadêmica, cursos, idiomas. É importante, ainda, observar as realizações já alcançadas”.
Aos 40 anos, espera-se que o colaborador tenha conhecimento teórico, específico e alguma experiência internacional. Também é importante que ele consiga buscar soluções rápidas para as mudanças do mercado.
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