Após abrir a mente para uma determinada ideia, continue sendo flexível, não se restringindo unicamente a essa primeira estratégia. O empreendedor precisa ter um leque de opções que respaldem o negócio e minimizem os erros na criação.
Explorar outros caminhos é uma maneira de conseguir maior número de dados para apoiar o empreendimento. Por exemplo, pelo aspecto financeiro, é possível fazer uma planilha do fluxo de gastos a longo prazo. Analise as várias possibilidades, converse com as pessoas que já trabalham nesse ramo para saber sobre meses de maior fatura e temporadas de queda.
Amplie sua ideia, seja criativo para buscar novos horizontes. Por exemplo, se é um restaurante self-service pela manhã, a noite você pode servir um “mexidão” ou preparar lanches, atingindo um outro público-alvo. Isso permite angariar um lucro maior que o esperado, pois paga-se um único aluguel para dois empreendimentos, ou três, caso queira planejar um espaço para uma cafeteria ou sorveteria.
De acordo com o professor Adriano Godoy, no curso Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “o empreendedor precisa criar, inovar, acrescentar e alterar as práticas de gestão dos sistemas de seu negócio para ter como resultado produtos e serviços que atendam as exigências dos consumidores, melhor que a concorrência”.
Quando existem várias possibilidades fica mais trabalhoso para fazer análises, mas essa exploração possibilitará uma escolha mais precisa e estável. Não caia na tentação de abraçar a primeira ideia que surgir. Nem sempre ela é a melhor opção.
Por: Ariádine Morgan
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