Os números referentes ao setor de franquias são animadores. Novas redes e marcas têm sido introduzidas no mercado. Mas antes de começar suas atividades no setor de franchising, o franqueador precisa se preparar, conhecer e aplicar ações estratégicas.
De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, em 2010, houve um crescimento de 12,9% de franquias em operação no Brasil. Nesse mesmo ano, o mercado recebeu mais 212. Você também pode participar desse rentável setor. Contudo, é indispensável ter cautela e obter infomações seguras. Algumas das funções estratégicas do fraqueador se referem a conhecimentos sobre a proteção da marca, a promoção da franquia, o fornecimento da rede e o futuro da franquia.
A marca é a imagem da empresa e, além de proporcionar lucros ao empreendimento, ela representa aquilo em que ele acredita e executa, que deve ser a qualidade. Sendo assim, é preciso haver investimento maciço em pubilicidade e comunicação visando atender os consumidores, de modo que eles econtrem identificação com a marca e se sintam satisfeitos.
A fim de que o negócio alcance sucesso, além de possuir uma administração sólida, é preciso pomover a franquia. A base para isso são as expectativas que o franqueador, juntamente com os franqueados, tem a respeito da rede (por exemplo, quem e quantos poderão ser os clientes). É necessário que haja um espírito de parceria entre eles, afirma Carlos Ruben Pinto, professor do curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O franqueador deve acompanhar desde a seleção dos franqueados até a abertura das unidades. É necessário também que a franqueadora esteja suficientemente estruturada para a transferência do know-how de operação.
Quanto aos fornecedores, essa é um assunto que também merece atenção pois afeta diretamente a qualidade dos produtos ou serviços. O abastecimento interno, por parte do franqueador, deve ser constantemente controlado e o externo precisa ser rigorosamente selecionado. Já no que diz respeito ao futuro das franquias, o planejamento, com base nos dados sobre o mercado, precisa ser bem executado, pois é o recurso que conduzirá as ações da liderança.
Continue se informando sobre o tema franchising e buscando capacitação para adotar esse sistema. Veja o vídeo com dicas que poderão ajudar você.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.