Para ter sucesso nos negócios, além do bom planejamento e da boa rede de contatos, é importante fixar a marca, torná-la inesquecível. Para isso, é preciso ter estratégias de branding, de construção da marca junto ao mercado, que sejam duradouras, que vão além das campanhas publicitárias trimestrais ou semestrais.
Há passos que contribuem para a criação de marcas top of mind. Um deles é resultante da base quantitativa, na qual a identificação do consumidor com a marca acontece em três níveis diferentes. Primeiro, ele identifica o aspecto real, ou seja, a funcionalidade, o preço e a durabilidade do produto.
Em um segundo momento, percebe a emoção, o objeto de desejo. Por isso, o produto precisa ser atraente. Um exemplo simples dessa etapa é a escolha de frutas. Olhamos, tocamos e escolhemos a mais atraente aos nossos olhos. O último nível é a certeza antecipada, a confiança na marca. O consumidor, ao comprar o produto, tem certeza de que seu conteúdo, lacrado, não apresentará problemas e irá satisfazer suas necessidades.
No curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Katsuê Mírian Watanabe lembra que, para consolidar a marca, é preciso usá-la em todas as linhas de produtos. “O nome certo também ajuda a vender. Escolha um nome que valorize a imagem da empresa e do produto. Os melhores são curtos, fáceis de escrever e de memorizar”, destaca a professora, pós-graduada em marketing e consultora de empresas.
Design e comunicação são outros pontos fundamentais. Aqui entram os fatores qualitativos. Não há como ter uma boa impressão da marca se ela não se apresentar bem. Originalidade, beleza, capacidade de comunicar a essência do que se oferece são fatores que devem ser considerados ao definir essas questões.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.