
O bom preparo da espuma é importante para dar firmeza ao arranjo e garantir suprimento de água para as flores.
A espuma floral foi especialmente desenvolvida para atender às necessidades dos floristas. Além de proporcionar sustentação para os elementos de um arranjo, fornece água para flores e folhas. Apresenta importantes características que permitem ampliar a vida útil dos enfeites e tem alto poder de fixação das hastes.
É encontrada no mercado em variada consistência, tamanhos e formas, adaptando-se a qualquer tipo de vaso. Por ser confeccionada com um material estéril, tem propriedades antimicrobianas; e por permitir a reposição da água, aumenta a durabilidade das flores, em comparação com outros suportes.
A professora e artista floral Orlene Lopes Campos Siqueira, no curso Treinamento de Florista, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ressalta que “para garantir um bom suprimento para as flores, a espuma floral deve ser bem hidratada antes do uso. O bom preparo da espuma é importante, também, para dar firmeza ao arranjo”.
A hidratação é feita cortando a espuma no tamanho desejado. Coloque água em um recipiente no qual caiba a espuma floral deitada. Deposite-a na superfície, deixando-a absorver o líquido naturalmente. Assim, ela é hidratada completamente e de maneira uniforme. Nunca a afunde dentro do recipiente, pois ficarão áreas secas em seu interior.
É importante observar alguns cuidados durante a montagem do arranjo, para que ela possa desempenhar a função de hidratar e sustentar as plantas. Cortar as quinas do floral, para dar estabilidade é o primeiro passo, pois se uma flor for fixada nessa parte, o floral pode quebrar-se. Além disso, a espuma deve ficar bem presa ao suporte, se for necessário, amarre-a ao mesmo.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

patricia
24 de jul. de 2017gostaria de saber,sobre como fabricar a espuma floral

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de jul. de 2017Olá, Patricia.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para fabricar, aconselhamos que você procure lojas especializadas e peça orientação de fornecedores e equipamentos. Você pode realizar uma busca na internet também, para mapear o mercado e planejar o seu empreendimento.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Cleverson Carvalho
8 de mai. de 2015Bom dia Gostaria de saber se o CPT tem um curso para FABRICAR espuma Floral e seus ingredientes, pois tenho interesse em adquiri-lo. Grato Cleverson Carvalho

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de mai. de 2015Olá, Cleverson!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos