WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especialista: Propagação artificial suprirá a demanda por peixes

Atualmente, a aquicultura já vem garantindo boa parte do abastecimento de pescado e em breve será quase a fonte exclusiva, afirma Manoel Braz

Especialista: propagação artificial suprirá a demanda por peixes   Notícias Cursos CPT

 

Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo inteiro tinha o desafio da reconstrução dos países destruídos pelo conflito e de gerar alimento para uma população faminta e sem recursos. A pesca passou a ser uma alternativa estratégica de curto prazo e os barcos de captura de pescado foram sendo modernizados com capacidade de estocagem cada vez maior, unidades de processamento a bordo e novas tecnologias de localização de cardumes. “Isso tornou o pescado mais acessível em muitos países e o hábito alimentar se consolidou com as diferentes culinárias regionais. Atualmente, a aquicultura já vem garantindo boa parte do abastecimento de pescado e em breve será quase a fonte exclusiva”, afirma Manoel Braz, Zootecnista e Consultor em Aquicultura.

Muitas das criações de peixes se iniciaram com a captura de formas alevinos e juvenis, nos rios e lagos, o que é muito difícil hoje em dia, quando os estoques naturais de pescados estão seriamente reduzidos, então a propagação artificial de peixes tem sido a alternativa mais adequada para suprir a demanda. “Ao dominarmos as estratégias reprodutivas das espécies aquáticas, passamos a utilizar ferramentas de seleção, melhoramento genético e até alterações cromossômicas capazes de garantir proles com melhor desempenho reprodutivo e com redução dos custos de produção”, continua o zootecnista.

O Brasil é o país de maior potencial para produção aquícola, pois possui grande extensão de terra, a temperatura é adequada ao cultivo durante o ano inteiro, há grãos para a produção de rações, é o país com maior disponibilidade hídrica do planeta e, talvez, o mais importante, possui a maior biodiversidade aquática do mundo, o que possibilita criar diferentes espécies para atender os mais diferentes mercados. “Para o nosso país, é fundamental que possamos ampliar o abastecimento com produtos nacionais, através da aquicultura, pois essa atividade gera um produto com padrão de qualidade com maior previsibilidade de prodição, gera emprego e renda para o produtor e reduz o esforço de captura na natureza, contribuindo, dessa forma, com a preservação ambiental”, finaliza Dr. Manuel.

* Dr. Manuel Braz é o professor responsável pelo Curso a Distância CPT Produção de Alevinos.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?