
Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo inteiro tinha o desafio da reconstrução dos países destruídos pelo conflito e de gerar alimento para uma população faminta e sem recursos. A pesca passou a ser uma alternativa estratégica de curto prazo e os barcos de captura de pescado foram sendo modernizados com capacidade de estocagem cada vez maior, unidades de processamento a bordo e novas tecnologias de localização de cardumes. “Isso tornou o pescado mais acessível em muitos países e o hábito alimentar se consolidou com as diferentes culinárias regionais. Atualmente, a aquicultura já vem garantindo boa parte do abastecimento de pescado e em breve será quase a fonte exclusiva”, afirma Manoel Braz, Zootecnista e Consultor em Aquicultura.
Muitas das criações de peixes se iniciaram com a captura de formas alevinos e juvenis, nos rios e lagos, o que é muito difícil hoje em dia, quando os estoques naturais de pescados estão seriamente reduzidos, então a propagação artificial de peixes tem sido a alternativa mais adequada para suprir a demanda. “Ao dominarmos as estratégias reprodutivas das espécies aquáticas, passamos a utilizar ferramentas de seleção, melhoramento genético e até alterações cromossômicas capazes de garantir proles com melhor desempenho reprodutivo e com redução dos custos de produção”, continua o zootecnista.
O Brasil é o país de maior potencial para produção aquícola, pois possui grande extensão de terra, a temperatura é adequada ao cultivo durante o ano inteiro, há grãos para a produção de rações, é o país com maior disponibilidade hídrica do planeta e, talvez, o mais importante, possui a maior biodiversidade aquática do mundo, o que possibilita criar diferentes espécies para atender os mais diferentes mercados. “Para o nosso país, é fundamental que possamos ampliar o abastecimento com produtos nacionais, através da aquicultura, pois essa atividade gera um produto com padrão de qualidade com maior previsibilidade de prodição, gera emprego e renda para o produtor e reduz o esforço de captura na natureza, contribuindo, dessa forma, com a preservação ambiental”, finaliza Dr. Manuel.
* Dr. Manuel Braz é o professor responsável pelo Curso a Distância CPT Produção de Alevinos, em Livro+DVD e Curso Online.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.