
A variedade de carreiras e negócios existentes hoje em dia faz com que muitos profissionais acabem desistindo da primeira escolha. Mas, para recomeçar e ter sucesso na nova trajetória, não basta jogar tudo para o alto. O educador e especialista em orientação profissional, Maurício Sampaio, afirma que quatro passos são fundamentais nessa trajetória: autoconhecimento, planejamento, pesquisa minuciosa e autoavaliação.
De acordo com Sampaio, ferramentas como teste vocacional e avaliação de perfil e potencial (assessment) ajudam, mas o primordial é identificar temas, áreas e atividades que encantam. “É preciso descobrir o que faz você se realizar, inclusive pessoalmente. É o que chamo de escolher a atmosfera correta.”
Responder perguntas como “em qual ambiente eu me sinto bem?”, “com quais tipos de pessoas eu gosto de estar?” e “quais são meus valores inegociáveis?” também ajudam. “Com isso claro, já se obtém uma direção”, explica.
O especialista ressalta a importância de prestar atenção nos detalhes. “Uma dica que eu mesmo segui no início da carreira é anotar num bloquinho de papel as situações que fizeram você feliz no dia. E os acontecimentos que te desagradaram também. Depois de um mês, analise tudo o que anotou. Você certamente vai se surpreender”, completa o autor dos livros “Escolha Certa”, “Influência Positiva - Pais & Filhos: construindo um futuro de sucesso” e “Coaching de Carreira”.
Sampaio também fala que o planejamento da transição de carreira tem grande relevância, principalmente o financeiro. “Faça um pé de meia para ter tranquilidade nesse período. Caso contrário, se o emprego ou negócio dos seus sonhos demorar a vingar, você pode desistir e aceitar qualquer outra coisa apenas para pagar as contas do dia”, afirma.
A pesquisa de campo é outro passo destacado pelo educador. “Pesquise se aquela área de atuação ou negócio que você mira realmente atenderá seus anseios, o que você busca para se realizar profissionalmente.”
“E se autoavalie constantemente para saber se o que você determinou como projeto de vida não está sendo desviado. Hoje as pessoas perdem facilmente o foco”, completa.
Com esses cuidados, Sampaio acredita que as chances de sucesso na escolha aumentarão consideravelmente. E, consequentemente, a realização pessoal. “Ser realizado profissionalmente é fundamental para uma vida bem vivida!”
Por Almir Rizzatto/RZT Comunicação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.