WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especialista: Giárdia em cães é possível? Sim, é!

A giárdia é uma das razões mais comuns de problemas intestinais em cães. Trata-se de uma doença, classificada como zoonose, que pode gerar complicações e danos aos cães e aos seres humanos

Especialista: Giárdia em cães é possível? Sim, é!   Notícias Cursos CPT

A giárdia ou giardíase é uma das razões mais comuns de problemas intestinais em cães, sendo causada por um protozoário flagelado do gênero Giardia, pertencente à ordem Diplomonadida. “Trata-se de uma doença importante que pode gerar complicações e danos aos cães e aos seres humanos, sendo assim classificada como uma zoonose”, afirma Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso a Distância CPT Capacitação de Auxiliar Veterinário - Cães e Gatos.

Nela, os animais eliminam os cistos de parasitas nas fezes após um período de pré-latência de uma a duas semanas. Nesse período, estes podem apresentar ou não sinais clínicos da enfermidade. Em animais jovens, altas infestações podem causar enterites, constipação e diarreias, relata Alessandra. As taxas de infecção são altas em grandes centros urbanos, devido à maior oportunidade de transmissão direta e indireta da enfermidade. A ingestão de somente 10 cistos é capaz de causar a infecção. A maior prevalência das infecções por giárdia ocorre entre os indivíduos jovens, sem resistência imunológica, e que são mais suscetíveis à ingestão de material fecal.

As fontes de infecção mais comuns são água e fezes contaminadas. A transmissão fecal-oral de giárdia é comum tanto em animais como em humanos; os animais em confinamento podem estar expostos a grandes quantidades de cistos infectantes no material fecal, aumentando as possibilidades de transmissão da enfermidade.

Os principais sintomas da giárdia são a diarreia intermitente que compromete diretamente a digestão e absorção de alimentos, o que, por sua vez, gera como consequência a desidratação, perda de peso e, em casos mais severos, o óbito. Em relação às fezes, estas costumam ser pálidas, fétidas, podendo apresentar-se na forma hemorrágica. Para a prevenção contra a giárdia, principalmente de filhotes, é a manutenção do ambiente limpo que ajuda a diminuir a transmissão fecal–oral, conferindo importância na melhora da qualidade da água.

Quando o animal já foi contaminado, é importante fazer a higienização química do ambiente para erradicação dos cistos com compostos à base de: amônio quaternário, água sanitária, vapor ou água fervente. Como medida profilática, em locais de alta incidência como canis, recomenda-se a vacinação de cães contra a giárdia, uma vez que a vacina reduz a incidência da doença, com eficácia. “A vacina contra a giárdia é composta de duas doses espaçadas de 15 dias para animais nunca antes vacinados, com reforço anual em dose única. Para verificar a necessidade e ministrar essa vacina, consulte o seu veterinário. Para evitá-las, é fundamental que os cães vivam em um ambiente limpo e desinfetado. Além disso, devem seguir um esquema rígido de vermifugação”, finaliza a médica veterinária.

* Alessandra Sayegh Arreguy Silva é Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Clínica e Cirurgia em Pequenos Animais. Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. Possui MBA em Gestão de Negócios pela UNIVIÇOSA. Possui experiência como docente nas seguintes disciplinas: Clínica Médica de Pequenos Animais I e II, Clínica Médica Geral, Semiologia, Laboratório Clínico, Radiologia, Patologia Geral e Imunologia. Fundou o Centro Veterinário de Caratinga e a UniPet em Viçosa-MG. Coordena o curso de Medicina Veterinária da FACISA - UNIVIÇOSA.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Auxiliar de Veterinário: essa profissão existe? É legalizada?
Invista certo, fature alto e tenha sucesso na área Pet!

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?