
Apesar de não serem raças totalmente especializadas na produção de carne ou leite, as raças nativas de cabras como a Carindé, Marota, Moxotó, Graúna e Repartida merecem ser conservadas, selecionadas e utilizadas na caprinocultura, pois apresentam uma importante característica: a adaptabilidade ao ambiente em que se desenvolveram.
“Essa adaptabilidade vem do fato desses animais terem passado por seleção natural intensa ao longo do tempo, em alguns casos mais de cem anos”, afirma Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, Médica Veterinária com Pós-graduada em Tecnologia de Laticínios.
A primeira possibilidade de trabalho com estas raças é a seleção pela produção que, apesar de demorada, pode fixar nesses animais potencial genético para a produção de leite e carne nas condições de criação tropical. “O melhoramento genético pode ser feito em busca de carcaças de melhor qualidade, precocidade e maior fertilidade e habilidade materna nas fêmeas”, diz Maria Pia.
Outra possibilidade é o uso imediato em cruzamentos com raças especializadas em corte ou leite, mas pouco adaptadas ao ambiente tropical, de maneira a aproveitar os efeitos da heterose, quando se pretende fazer a criação em sistemas extensivos ou semi-intensivos, e especialmente em regiões de clima desfavorável, finaliza.
* Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães é professora responsável pelo Curso a Distância CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, em Livro+DVD e Curso Online.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Especialista: Criar cabras é fácil. Basta ter planejamento!
- Criação de cabras leiteiras: como deve ser o capril
- Vai criar cabras de leite? Conheça seus hábitos alimentares
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos online, da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.