WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especialidade em veterinária? Faça odontologia equina!

A odontologia equina é uma importante área de atuação da Medicina Veterinária que até recentemente era muito negligenciada pela medicina equina em geral

Especialidade em veterinária? Faça odontologia equina!   Notícias Cursos CPT

 

A odontologia equina é uma importante área de atuação da Medicina Veterinária que até recentemente era muito negligenciada pela medicina equina em geral. “O resultado disso é que, rotineiramente, podem ser encontrados muitos equinos sofrendo de distúrbios odontológicos não diagnosticados, o que determina redução significativa da performance dos animais e de sua vida útil”, afirma Prof. Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel, do Curso CPT Odontologia Equina a Campo.

O Brasil possui o segundo maior rebanho equino do mundo com aproximadamente sete milhões de animais. “Existem poucos levantamentos sobre a ocorrência de odontopatias, embora seja de conhecimento comum que quase todo equino, principalmente o estabulado, necessita de algum tratamento odontológico em algum momento”, relata Dr. Luiz Fernando.

Nos Estados Unidos, distúrbios odontológicos em equinos são considerados a terceira doença mais comum na medicina equina. Esse dado indica que a situação no Brasil, caso fosse estudada, seria bastante semelhante.

A sanidade e o funcionamento dentários adequados são fundamentais para o pleno desenvolvimento e desempenho dos equinos. “Destaca-se, então, a importância de que Médicos Veterinários, envolvidos com a criação de equinos, tenham conhecimentos adequados sobre odontologia equina”, finaliza o professor.

*Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel é Médico Veterinário, Mestre e Doutor em Clínica Cirúrgica Animal, pesquisador internacional sobre temas na área de odontologia equina e um dos mais importantes especialistas no Brasil em técnicas cirúrgicas para reparação de fraturas faciais em equinos, cirurgias e traumatologia buco-maxilo-facial veterinária com ênfase em neurologia e odontologia veterinária.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Cavalos confinados têm eficiência mastigatória reduzida. Certo ou errado?
- Infecção dentária em cavalos: como diagnosticar?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!