
A odontologia equina é uma importante área de atuação da Medicina Veterinária que até recentemente era muito negligenciada pela medicina equina em geral. “O resultado disso é que, rotineiramente, podem ser encontrados muitos equinos sofrendo de distúrbios odontológicos não diagnosticados, o que determina redução significativa da performance dos animais e de sua vida útil”, afirma Prof. Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel, do Curso CPT Odontologia Equina a Campo.
O Brasil possui o segundo maior rebanho equino do mundo com aproximadamente sete milhões de animais. “Existem poucos levantamentos sobre a ocorrência de odontopatias, embora seja de conhecimento comum que quase todo equino, principalmente o estabulado, necessita de algum tratamento odontológico em algum momento”, relata Dr. Luiz Fernando.
Nos Estados Unidos, distúrbios odontológicos em equinos são considerados a terceira doença mais comum na medicina equina. Esse dado indica que a situação no Brasil, caso fosse estudada, seria bastante semelhante.
A sanidade e o funcionamento dentários adequados são fundamentais para o pleno desenvolvimento e desempenho dos equinos. “Destaca-se, então, a importância de que Médicos Veterinários, envolvidos com a criação de equinos, tenham conhecimentos adequados sobre odontologia equina”, finaliza o professor.
*Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel é Médico Veterinário, Mestre e Doutor em Clínica Cirúrgica Animal, pesquisador internacional sobre temas na área de odontologia equina e um dos mais importantes especialistas no Brasil em técnicas cirúrgicas para reparação de fraturas faciais em equinos, cirurgias e traumatologia buco-maxilo-facial veterinária com ênfase em neurologia e odontologia veterinária.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Cavalos confinados têm eficiência mastigatória reduzida. Certo ou errado?
- Infecção dentária em cavalos: como diagnosticar?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.