WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especial - Vibre com o aperfeiçoamento da sua empresa

Faça avaliação do desempenho e conquiste visão da evolução do mercado e da concorrência

 

O processo de avaliação do desempenho dinamiza a política de gestão de pessoas.

As pessoas que têm carreira bem-sucedida contaram com um fator chave: tiveram pelo menos um bom chefe. Uma das maneiras mais fáceis de descobrir se o gerente é um bom líder é identificando  as pessoas que ele capacitou. Em geral, ninguém se desenvolve no departamento de uma autoridade medíocre.

Avaliação sempre tem a ver com fatos que já ocorreram, mas, no caso da avaliação do desempenho, a atividade deve ser voltada para o aperfeiçoamento da equipe, ou seja, deve ter também uma visão do futuro, da evolução do mercado e da concorrência. Um programa desse, quando bem planejado, coordenado e desenvolvido traz benefícios a curto, médio e longo prazos. Os principais beneficiários são: o indivíduo, o gerente e a organização.

De acordo com o professor e consultor de empresas Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa, elaborado e lançado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, no último mês, os benefícios da avaliação do desempenho para o gerente são, “avaliar o desempenho e o comportamento dos subordinados, tendo por base fatores de avaliação que promovam um sistema de medição capaz de neutralizar a subjetividade, propor providências no sentido de melhorar o padrão de desempenho de seus subordinados e comunicar-se com sua equipe no sentido de fazê-la compreender a avaliação do desempenho como um sistema objetivo e proveitoso para o bom funcionamento da empresa”.

Como vantagem para os colaboradores, o professor apresenta o conhecimento dos aspectos do comportamento e do desempenho que a empresa valoriza em seus funcionários, a percepção das  expectativas do chefe a respeito desse rendimento, sabendo os pontos fortes e fracos e, ainda, quais são as  providências que o líder está tomando quanto à melhoria da atuação dos seus subordinados, como, por exemplo, cursos de treinamento, estágios ou formas de cada participante fazer sua autoavaliação e autocrítica quanto ao seu autodesenvolvimento e autocontrole.

Para a organização, a avaliação do desempenho proporciona, “apreciação do seu potencial humano a curto, médio e longo prazo para definição da contribuição de cada empregado. Também identifica os  empregados que necessitam de reciclagem ou aperfeiçoamento e seleciona aqueles com condições de promoção ou transferências”, ensina o professor mestre em marketing, sistemas de informação e processo decisório.


O processo de avaliação do desempenho dinamiza a política de gestão de pessoas, oferecendo oportunidades aos empregados com condições de promoções, crescimento e desenvolvimento pessoal. Isso é sinônimo de motivação! Atualmente, o que se percebe, em muitas empresas, é a ausência de indicadores de desempenho ou a utilização desordenada de vários indicadores dispersos e desconexos que não proporcionam a visão global necessária.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?