WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Especial - Transformar pessoas em equipe é essencial para o crescimento coletivo

Essa pode ser a tarefa mais difícil, pois envolve ação e interação, mas é primordial

 

Transformar o grupo em equipe implica em lidar com a moral dos colaboradores.

O gerente é o responsável pelas pessoas que trabalham junto com ele, formando a equipe que irá concretizar os objetivos formulados pela empresa. Por isso, é importante propiciar um ambiente de trabalho que estimule o espírito colaborativo, com um comportamento pró-ativo.

Toda equipe começa respondendo às atitudes do líder. Assim, é preciso tratar todos os componentes com igualdade, tendo consciência de que cada um deles tem sua personalidade e competências específicas, nas quais é único. O gerente deve saber respeitar essas diferenças.

O treinamento do pessoal é um fator crucial. Após avaliar o desempenho dos colaboradores, com base nas necessidades dos cargos, espera-se que o gerente explique o que deve ser feito e como fazê-lo, instrua o colaborador a ajudar outras pessoas e a deixar de realizar tarefas sob supervisão.

Outro ponto chave é a motivação. Criar condições que estimulem os colaboradores a fazer espontaneamente o que é esperado deles, antes que seja pedido. É função do gerente fazer com que o pessoal esteja engajado na concretização dos objetivos. Que deixem de ser apenas um grupo informe e passem a estruturar uma equipe.

Para o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o trabalho em equipe vem demonstrando ser uma boa saída para as organizações. Comprometimento, responsabilização, redução de estresse, criatividade e melhoria da qualidade de vida dos funcionários são apenas alguns benefícios possíveis. Percebem-se, ainda, mudanças produtivas nas relações de trabalho e na cultura organizacional, com a revisão de antigos padrões de chefia e liderança”.

Pode-se dizer que o grupo passa a ser uma equipe quando compreende o objetivo comum; se engaja e compartilha propósitos; se comunica de forma verdadeira; apresenta alto grau de confiança e interdependência; assume riscos; alcança resultados via habilidades complementares; tem elevado nível de respeito, cooperação e criatividade; investe constantemente em seu próprio crescimento; procura resolver os problemas; e apresenta grau saudável de discordância.

Algumas dicas importantes para transformar pessoas em equipe são: não questionar “quem” está certo, mas “o que” está certo. Mostrar que a integridade é mais importante que a inteligência. Observar mais a competência dos colaboradores do que suas limitações.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!