WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especial - Transformar pessoas em equipe é essencial para o crescimento coletivo

Essa pode ser a tarefa mais difícil, pois envolve ação e interação, mas é primordial

 

Transformar o grupo em equipe implica em lidar com a moral dos colaboradores.

O gerente é o responsável pelas pessoas que trabalham junto com ele, formando a equipe que irá concretizar os objetivos formulados pela empresa. Por isso, é importante propiciar um ambiente de trabalho que estimule o espírito colaborativo, com um comportamento pró-ativo.

Toda equipe começa respondendo às atitudes do líder. Assim, é preciso tratar todos os componentes com igualdade, tendo consciência de que cada um deles tem sua personalidade e competências específicas, nas quais é único. O gerente deve saber respeitar essas diferenças.

O treinamento do pessoal é um fator crucial. Após avaliar o desempenho dos colaboradores, com base nas necessidades dos cargos, espera-se que o gerente explique o que deve ser feito e como fazê-lo, instrua o colaborador a ajudar outras pessoas e a deixar de realizar tarefas sob supervisão.

Outro ponto chave é a motivação. Criar condições que estimulem os colaboradores a fazer espontaneamente o que é esperado deles, antes que seja pedido. É função do gerente fazer com que o pessoal esteja engajado na concretização dos objetivos. Que deixem de ser apenas um grupo informe e passem a estruturar uma equipe.

Para o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o trabalho em equipe vem demonstrando ser uma boa saída para as organizações. Comprometimento, responsabilização, redução de estresse, criatividade e melhoria da qualidade de vida dos funcionários são apenas alguns benefícios possíveis. Percebem-se, ainda, mudanças produtivas nas relações de trabalho e na cultura organizacional, com a revisão de antigos padrões de chefia e liderança”.

Pode-se dizer que o grupo passa a ser uma equipe quando compreende o objetivo comum; se engaja e compartilha propósitos; se comunica de forma verdadeira; apresenta alto grau de confiança e interdependência; assume riscos; alcança resultados via habilidades complementares; tem elevado nível de respeito, cooperação e criatividade; investe constantemente em seu próprio crescimento; procura resolver os problemas; e apresenta grau saudável de discordância.

Algumas dicas importantes para transformar pessoas em equipe são: não questionar “quem” está certo, mas “o que” está certo. Mostrar que a integridade é mais importante que a inteligência. Observar mais a competência dos colaboradores do que suas limitações.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!