O gerente é o responsável pelas pessoas que trabalham junto com ele, formando a equipe que irá concretizar os objetivos formulados pela empresa. Por isso, é importante propiciar um ambiente de trabalho que estimule o espírito colaborativo, com um comportamento pró-ativo.
Toda equipe começa respondendo às atitudes do líder. Assim, é preciso tratar todos os componentes com igualdade, tendo consciência de que cada um deles tem sua personalidade e competências específicas, nas quais é único. O gerente deve saber respeitar essas diferenças.
O treinamento do pessoal é um fator crucial. Após avaliar o desempenho dos colaboradores, com base nas necessidades dos cargos, espera-se que o gerente explique o que deve ser feito e como fazê-lo, instrua o colaborador a ajudar outras pessoas e a deixar de realizar tarefas sob supervisão.
Outro ponto chave é a motivação. Criar condições que estimulem os colaboradores a fazer espontaneamente o que é esperado deles, antes que seja pedido. É função do gerente fazer com que o pessoal esteja engajado na concretização dos objetivos. Que deixem de ser apenas um grupo informe e passem a estruturar uma equipe.
Para o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o trabalho em equipe vem demonstrando ser uma boa saída para as organizações. Comprometimento, responsabilização, redução de estresse, criatividade e melhoria da qualidade de vida dos funcionários são apenas alguns benefícios possíveis. Percebem-se, ainda, mudanças produtivas nas relações de trabalho e na cultura organizacional, com a revisão de antigos padrões de chefia e liderança”.
Pode-se dizer que o grupo passa a ser uma equipe quando compreende o objetivo comum; se engaja e compartilha propósitos; se comunica de forma verdadeira; apresenta alto grau de confiança e interdependência; assume riscos; alcança resultados via habilidades complementares; tem elevado nível de respeito, cooperação e criatividade; investe constantemente em seu próprio crescimento; procura resolver os problemas; e apresenta grau saudável de discordância.
Algumas dicas importantes para transformar pessoas em equipe são: não questionar “quem” está certo, mas “o que” está certo. Mostrar que a integridade é mais importante que a inteligência. Observar mais a competência dos colaboradores do que suas limitações.
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