Nem anarquia, nem burocracia. Ser gerente é manter em equilíbrio essas duas tendências da administração. Para que isso aconteça dois pontos são fundamentais: saber o organograma da organização e as descrições dos cargos.
O administrador deve saber a atividade pela qual cada integrante da sua equipe é responsável, cabendo a ele apresentar todas as informações para que o mesmo compreenda qual é o seu papel na empresa. Feito isso, o próximo passo é retirar os obstáculos e abrir as pontes entre seus profissionais. A interação entre eles é rica em ideias e colabora para o melhor cumprimento do plano estabelecido.
Diante dessas informações, o principal é que todos deverão ter a oportunidade de usar seus talentos. É claro que o empregado é designado à tarefa para qual ele é qualificado. Mas, proporcionar somente atividades para as quais ele é um super profissional pode gerar desmotivação. Lembre-se que as pessoas são movidas por metas e que a conclusão delas propicia uma grande satisfação. Por isso, a ociosidade dentro da empresa deve ser eliminada.
Para o professor Marcos Lana, no curso Treinamento de Gerente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o entusiasmo é parte integrante de uma empresa de sucesso. “É a alma do negócio, é o que faz com que se tenha um bom desempenho, com que se encontrem soluções para problemas, com que se encantem clientes”, diz o professor especialista em gestão de negócios.
Mas, ainda existe um ponto importante a ser destacado. Você com certeza conhece o ditado “quando o gato sai, os ratos fazem a festa”. É o que acontece na empresa quando o gerente não consegue demonstrar a importância do papel de cada um para o seu bom funcionamento. Muitas vezes, isso acontece porque o próprio chefe ainda não se organizou e sua vida parece a própria “casa da mãe Joana”. Não dá para ser líder de uma organização sem disciplina. É preciso saber exatamente a sua função e apresentar isso claramente aos demais.
Segundo o professor Marcos Lana, organizar não trata somente de ter as coisas no lugar. “Planeje, estude viabilidades, entenda o que passa ao seu redor. Aplique parte do seu tempo anotando os dados importantes, os resultados. Não se deixe enganar pelo sucesso do momento. Lembre-se que os 'louros' que estamos colhendo hoje foram plantados ontem em planos exaustivos”, recomenda o especialista.
O erro de muitos gerentes é achar que sua única função é medir o desempenho dos outros colaboradores. Na verdade, na maior parte do tempo, suas tarefas são de âmbito executivo. O ponto chave dessa profissão é se mostrar disponível. Ninguém deseja trabalhar com um chefe ou um fornecedor que está sempre ocupado.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Gilcleber C D Silva
10 de mar. de 2020Eu tenho interesse..de estudar como ser um gerente melhor..

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de set. de 2021Olá, Gilcleber! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.