Para que um negócio dê certo, o primeiro passo a ser tomado é estabelecer objetivos. Feito isso, é importante planejar como pô-los em prática. Assim, o planejamento é essencial, pois mostra o que deve ser feito para chegar a determinado ponto. Planejar permite restabelecer prioridades, definir o que pode ser feito depois e evita desperdício de tempo e energia.
Administradores e gerentes devem planejar a fim de fazer com que os recursos materiais e pessoais de que dispõem se transformem no resultado desejado. Desse modo, é possível programar a melhoria da produtividade, o encurtamento dos prazos, quando possível, e projetar o lançamento de novos produtos.
No que diz respeito a relações humanas, após a elaboração dos projetos, pode-se buscar a redução da rotatividade de funcionários, a manutenção de um bom relacionamento entre os colaboradores, a programação de bons treinamentos, além de pensar, antecipadamente, nas férias e possíveis ausências. Financeiramente, o planejamento permite avaliar a redução do uso de capital de terceiros, simplificar o faturamento e diminuir custos.
Na área comercial, é possível estudar a conquista de novos clientes, mapeando os que acabaram de entrar para empresa e traçando metas para adquirir outros. E, assim, repensar a rentabilidade dos contratos e estabelecer objetivos para vender mais produtos aos que já são atendidos pela empresa.
De acordo com o professor Adriano Godoy, no curso Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o planejamento possui basicamente três frentes específicas, o plano de marketing, que tem como objetivo escolher o público-alvo e definir a maneira como alcançá-lo; o plano financeiro, cuja finalidade é prever o retorno que será obtido mediante os investimentos a serem realizados; e o plano de requisitos legais, que é o registro da empresa e o conhecimento das leis comerciais, fiscais e trabalhistas".
Para realizar um bom planejamento é preciso organizar, de maneira sistemática, o que será feito. Determinar as prioridades e os prazos é muito importante para que as metas sejam alcançadas. É necessário, também, delegar responsabilidades e levantar os recursos necessários para que os objetivos sejam cumpridos.
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