Visionária, observadora, organizada e determinada. Essa mãe vê além e não perde uma oportunidade. Pensando no crescimento, vai em frente com precaução e coragem. Sem, é claro, deixar de pensar no desenvolvimento pessoal e afetivo daqueles que a motivam a querer obter mais sucesso: os filhos.
Uma mãe empreendedora toma iniciativas após fazer uma pesquisa de mercado, calcular o capital disponível e ter suas metas bem definidas. Ela analisa as vantagens e as desvantagens do negócio que pretende montar com relação ao cenário financeiro do momento e as expectativas de crescimento.
Uma boa opção para essa mamãe é a floricultura. Antes de inciar o negócio, pense na localização da loja, se está em uma área de comércio e de fácil acesso para os clientes. Invista na qualidade do atendimento e ofereça produtos de qualidade e personalizados como cestas e arranjos de flores, cartões pessoais, decorações de festas, entre outros.
De acordo com o professor José Geraldo Barbosa, no curso Como Montar uma Floricultura, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “os produtos de uma floricultura são, além de flores, folhagens em arranjos e ornamentos, diversos acessórios e outros adereços e produtos para jardinagem. É necessário que esses produtos estejam muito bem expostos e organizados para atrair a atenção dos clientes”.
Se optar por abrir um negócio no qual as pessoas podem se encontrar, conversar, passar tempo e comer algo, pode ser uma cafeteria. Para isso, defina os produtos que serão oferecidos, como obtê-los, os gastos iniciais e o preço das vendas. A professora Maria Aparecida Campos, no curso Como Montar uma Cafeteria, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas afirma que, “para ter sucesso, a presença do proprietário é fundamental, é preciso total envolvimento e dedicação para que tudo funcione a contento”.
Mas, se gostar de animais e procurar um ramo promissor, pode optar por montar um pet shop. Para ser bem-sucedida, a loja deve atender à necessidade do animal e satisfazer seu dono, oferecendo produtos e serviços diversificados, como rações, produtos veterinários, filhotes de animais, além de banho e tosa, atendimento clínico, hospedagem, transporte, entre outros. Deve funcionar em horário comercial e, principalmente, aos sábados, quando os proprietários têm tempo de levar seus animais.
É muito importante definir uma localização estratégica, com clientela de maior renda e grande população de cães e gatos. Para o professor José Antônio Viana, no Curso Como Montar um Pet Shop com Banho, Tosa e Atendimento, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “o novo empreendedor deve ter conhecimentos básicos sobre animais domésticos, recursos financeiros próprios para instalação e conhecimento sobre o mercado de produtos”.
Em todos esses empreendimentos, o importante é perceber as tendências do mercado, investir em marketing e criar oportunidades. Para isso, a empreendedora deve ser criativa, inovadora e não se limitar a copiar ideias. É preciso ter competência, persistência e paciência, os pilares do sucesso, que são também os pilares para o maior empreendimento da sua vida: a criação de seus filhos.
Feliz Dia das Mães, Empreendedora!
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