WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especial - Mãe Educadora ensina o filho a gastar com responsabilidade

A educação financeira é essencial para a criança

 

Com a educação financeira, muitos problemas, como dívidas e empréstimos, poderão ser evitados.

 

Mãe, me compra uma bala? Mãe, quero um brinquedo novo! Mãe, me dá dinheiro para comprar figurinhas da Copa?

As crianças têm tendência a sempre pedir alguma coisinha... Por não terem que lidar com dinheiro e não precisarem trabalhar para adquiri-lo, acham que podem comprar sem muitas preocupações. Quem dera se no quintal das casas houvesse uma árvore de dinheiro.

O fato é que educar a criança para lidar com o dinheiro é essencial. As mães precisam desenvolver o espírito empreendedor dos filhos e estimulá-los a raciocinar antes de gastar, a fim de prepará-los para o futuro.

Uma boa maneira de começar é dar mesada para os filhos. A partir desse momento, eles terão que aprender a tomar decisões com responsabilidade e limites. É preciso estipular um valor, uma data e respeitá-los. Essa prática irá ajudar a criança a perceber a importância de saber administrar o dinheiro e poupá-lo quando possível, para que dure todo o prazo estipulado.

Dar um cofre de presente para o seu filho é um meio de ensiná-lo a poupar. Incentive para que ele guarde uma quantia da mesada, assim, no fim de um ano, terá dinheiro suficiente para comprar algo de maior valor e perceber como é bom economizar, para poder adquirir algo melhor posteriormente.

Para a professora Michelle Gomes Lelis, no curso Educação Infantil - Educação Financeira e Empreendedorismo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “instruir os filhos a poupar, a gastar com moderação, é importante para a segurança financeira dos mesmos no futuro. Além disso, gera disciplina e autorrespeito. Estimular a doação, não só de dinheiro, mas também de tempo e talento é ensinar a ter responsabilidade social”.

Lidar com o dinheiro deve ser uma prática exercitada e aprendida desde os primeiros anos de vida. “A educação financeira proporciona maturidade para evitar situações de irresponsabilidade e ainda faz mais, ensina a gastar com prazer, investir, doar e poupar”, afirma a professora, especialista em educação infantil.

Como educadoras, as mães devem orientar os filhos para o fato de que as necessidades vêm em primeiro lugar e mostrá-los a diferença entre o querer e o precisar. Certamente você será mais feliz ao ver que seu filho não passa necessidade e sabe gastar e poupar com consciência.

Feliz Dia das Mães, educadora!

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?