
“Foi a minha mãe”, responde orgulhosa a menina para a sua amiguinha que perguntou quem tinha feito a colcha linda de patchwork estendida na sua cama. Mamães criativas estão cada vez mais investindo seus dons e tempo no artesanato. Em momentos de “vacas magras”, o trabalho de artesã promove geração de renda, oportunidade de presentear gastando pouco e é um convite a socialização.
O segmento, inserido no setor das micro e pequenas empresas, movimenta cerca de R$ 28 bilhões ao ano, o correspondente a quase 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB), e gera ocupação para 8,5 milhões de pessoas no Brasil. O artesanato brasileiro tem crescido muito, ganhou espaço e hoje, são muitas pessoas com loja, ateliês e cursos com bastante sucesso e oportunidades.
Atualmente, o Patchwork está em voga no Brasil, onde parece que chegou para ficar. Ele está presente na decoração e na moda. De acordo com a estilista Beth Grifth, no curso Patchwork elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “as possibilidades de criação são infinitas, constituindo uma atividade excelente para quem quer se dedicar a um hobby ou mesmo para quem quer uma alternativa de renda. O investimento em material é muito baixo, porém o retorno em satisfação é muito grande”.
Atrelado ao crescimento do patchwork está também a confecção de fantoches de espuma. A técnica é relativamente fácil. O material dos bonecos são, em sua maioria, recicláveis, ou seja, além do baixo custo promove a preservação ambiental. Para a artesã e professora Fabiana Crosara, no curso Como Confeccionar Fantoches de Espuma elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “para divulgar e vender os seus fantoches você inicialmente pode alugar uma vitrine, montar um mostruário e oferecer para lojas, escolas, consultórios e salões de festas infantis, bem como expor em feiras de artesanato”.
Para aquelas que já têm um grupo de pessoas que estão bem sintonizadas no mesmo objetivo de trabalho, é interessante organizarem-se para formar um sistema de cooperativa, em que artistas e artesãos unirão seus esforços individuais e pelo grupo.
Criatividade é um talento inerente às pessoas especiais como as mamães. A receita para o sucesso é pensar, pesquisar e planejar. A fase de planejamento é a mais longa e a mais importante. Dedique-se a ela para garantir sucesso no futuro. Busque muita informação e procure aprender tudo o que puder sobre tendências, design e pequenos negócios.
Feliz Dia das Mães, Mamãe Criativa!
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.