Para que a empresa possa eliminar os problemas encontrados após a avaliação, é preciso fazer algumas mudanças. A coragem de tomar atitudes inovadoras, nesse momento, é essencial. Ter visão de futuro, adaptar, estruturar as relações e responsabilidades, para propiciar o crescimento do grupo.
Quando a empresa passa por mudanças, é preciso se adaptar a elas, sem temer novas tecnologias, soluções ou colegas mais bem preparados. O bom gerente é uma pessoa “sadiamente descontente”, ou seja, por não estar plenamente satisfeito com os resultados, sempre busca melhorias. Isso o faz reformular os objetivos e desencadear um novo ciclo no processo gerencial.
Por isso, saber negociar é muito importante para o sucesso na vida pessoal, financeira e profissional. De acordo com a professora Raquel Carneiro Silva, no Curso de Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “para que a habilidade de negociar seja desenvolvida, é necessário entender as três dimensões desse processo: a dimensão humana, saber se relacionar com as pessoas; a estratégica, saber as técnicas, e o conhecimento da questão ou produto que está sendo negociado”.
Mudanças técnicas, operacionais, de instalações físicas, de processos, produtos, serviços, nenhuma delas é fácil, porém, a mais difícil é a que lida com pessoas. Contratar, avaliar, treinar, transferir, promover e demitir são as tarefas consideradas mais difíceis no processo de gerenciamento. Nesse momento, mais uma vez, pensamos em estratégias de negociação.
Para o professor e empresário Nelson Fernandes Maciel, também coordenador técnico do Curso de Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso, “os pilares para uma boa negociação são a confiança, a flexibilidade e a ética. Mantenha o foco na solução, tenha sempre um plano reserva, seja flexível, mantenha o bom humor, coloque-se no lugar do outro e ouça com atenção. A negociação não é um mistério. É o ato de comunicar o que se quer. Você não negocia sozinho, faz isso com outras pessoas. Quando você negocia para ganhar, comunica o que quer de forma que persuade e satisfaz os outros; você compreende melhor a outra parte e comunica-se de modo a chegar a um acordo feliz para ambos”.
Mudanças devem ser feitas de maneira planejada, de modo suave. São mais bem aceitas se forem realizadas gradualmente, como um processo e não uma intervenção. É nessa hora que o gerente pode minimizar os problemas e focar nas oportunidades. A mudança não é um passo final, na verdade, ela conduz ao reinício de todo processo.
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