WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Especial - Conceituar é bom início para entender a supremacia do cultivo orgânico

Agricultura orgânica utiliza métodos modernos e tem eficiente produção, que resulta em alimentos saudáveis e nutritivos

 

O cultivo visa o  estabelecimento de sistemas agrícolas ecologicamente equilibrados e estáveis

 

O cultivo orgânico é frequentemente entendido como a agricultura que não faz uso de produtos químicos. Também existe a falsa crença de que ela representa retrocesso às práticas antieconômicas de décadas passadas e à produção de subsistência de pequena escala, usando métodos agronômicos já superados. A realidade, porém, é outra.

Embora os agricultores orgânicos não utilizem agrotóxicos sintéticos, fertilizantes solúveis, hormônios, sulfas, aditivos, entre outros produtos químicos, e utilizem várias práticas que foram muito eficientes no passado, o conceito é bem mais amplo que isso. Os métodos alternativos de agricultura são modernos, desenvolvidos em sofisticados e complexos sistemas de técnicas agronômicas, cujo objetivo principal não é a exploração econômica imediatista e inconsequente, mas, sim, a exploração econômica por longo prazo, mantendo o ecossistema estável e autossustentável.

Para o professor e especialista em agricultura orgânica Jacimar Luiz de Souza, no curso Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistemas de Produção, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “leis e princípios ecológicos e de conservação de recursos naturais constituem parte integrante desses métodos. As questões sociais são prioritárias, procurando-se preservar métodos agrícolas tradicionais apropriados ou aperfeiçoá-los”.

Qual seria, então, o conceito de agricultura orgânica?

Integrando designações de autores e pesquisadores junto à Lei nº 10831, de dezembro de 2003,  pode-se definir agricultura orgânica como um método de cultivo que visa o estabelecimento de sistemas agrícolas ecologicamente equilibrados e estáveis, economicamente produtivos, em grande, média e pequena escalas, de elevada eficiência quanto à utilização dos recursos naturais de produção e socialmente estruturados, que resultem em alimentos saudáveis, de elevado valor nutritivo e livres de resíduos tóxicos, e em outros produtos agrícolas de qualidade superior, produzidos em total harmonia com a natureza e com as reais necessidades da humanidade.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!