WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especial - Agricultura orgânica exclui o uso de químicas no cultivo e proporciona mais vitalidade

Agrotóxicos causam diversos males à saúde do produtor, ao consumidor e ao meio ambiente

 

Estudos com animais e seres humanos relacionam os aditivos agrícolas a inúmeros problemas.

 

A crescente busca por uma produção sustentável, que seja livre de produtos químicos, muito utilizados no controle de pragas e doenças em plantas, identifica o cultivo orgânico como o mais viável. A possibilidade de produzir com menor custo, garantindo o bem-estar dos agricultores e a obtenção de alimentos mais saudáveis, concretizam o crescimento do cultivo orgânico.

A OMS – Organização Mundial da Saúde, estima que 70% das intoxicações agudas em agricultores, provocadas por exposição ocupacional, são devidas aos compostos organofosforados, amplamente utilizados como inseticidas e extremamente tóxicos, sendo fatais na proporção de alguns miligramas para um homem de cerca de 70kg.  Uma pesquisa realizada pelo FUNDACENTRO aponta, ainda, que, entre os 5.000 produtores examinados, mais da metade manifestava sintomas que poderiam ser relacionados à exposição a agrotóxicos.

Segundo o professor Jacimar Luiz de Souza, no curso Cultivo Orgânico de Hortaliças, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “estudos com animais e seres humanos relacionam os agentes químicos a inúmeros problemas, como a infertilidade e deformações genitais; cânceres desencadeados por hormônios, como os de mama e próstata, e desordens neurológicas em crianças, como hiperatividade e déficit de atenção. Além de problemas de desenvolvimento e reprodução em animais silvestres”.

Outros malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana, causados pela ingestão de doses exageradas dos resíduos desses compostos químicos em frutas, verduras e legumes são os problemas intestinais, causados principalmente pelos fungicidas encontrados em verduras. A atrofia e até mesmo a paralisia temporária, por causa do inseticida encontrado com frequência em morangos, e distúrbios neurológicos, provocados por doses muito elevadas de pesticidas clorados, encontrados em frutas como a uva e o morango, também podem ocorrer. Além disso, há possibilidade de problemas cardíacos, pela ingestão de inseticidas fosforados, usados no cultivo de cenoura e morango.

Quanto ao meio ambiente, a contaminação de solos e águas é preocupante. Sistemas que utilizam adubos químicos e agrotóxicos provocam instabilidade no ambiente e desequilíbrios na nutrição das plantas. Nos sistemas orgânicos, o equilíbrio ecológico que ocorre entre os macro e micro organismos é de fundamental importância para manter as pragas e doenças em níveis que não causem danos às culturas.

O consumo de agrotóxicos, hoje, na América Latina, só perde para o da África. Porém, essa realidade tende a mudar. A agricultura orgânica tem crescido muito no mundo inteiro, pela necessidade de preservação ambiental e pela exigência de toda a sociedade por alimentos mais saudáveis.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!