
A utilização das cascas e dos talos de folhas (de cenoura, beterraba, brócolis, couve flor, repolho), geralmente desprezados, devem ser incorporados à merenda escolar, pois a grande maioria é comestível. “Além de serem ricos em vitaminas e minerais, podem ser aproveitados nas preparações, trazendo muitos benefícios à saúde dos estudantes”, afirma Jeanice de Azevedo Aguiar, professora do Curso a Distância CPT Capacitação para Cozinheira - Merendeira Escolar - Como Conservar, Preparar e Distribuir os Alimentos, em Livro+DVD e Curso Online.
Antes, porém, é importante tomar todas as precauções possíveis quanto à higienização destes alimentos, uma vez que podem não estar livres de parasitas, pesticidas e outros produtos usados na agricultura, podendo causar uma DTA.
“Mesmo os alimentos provenientes da agricultura familiar podem estar contaminados e preferencialmente não devem ter suas cascas aproveitadas, caso não se saiba de onde vêm. Os agrotóxicos não podem ser retirados na higienização, mesmo por meio de solução clorada, por isso o risco de DTA é real”, complementa Jeanice.
Antes de descartar as cascas e os talos, é importante que se aproveite bem os alimentos, não cortando partes boas que estão próximas das estragadas (seria um desperdício) e poderiam ser aproveitadas, finaliza a professora.
* Jeanice de Azevedo Aguiar é Nutricionista pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Mestre em Nutrição - área de Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Membro do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de São Paulo. Nutricionista responsável técnico pelo Programa de Alimentação Escolar no Município de Cajamar-SP.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Escola nota 10: merenda tem de ser diferenciada para cada faixa etária
- Escola nota 10: Como obter um cardápio semanal bem elaborado
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Administração Escolar.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.