WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Escola nota 10: Cascas, talos e folhas comestíveis são incorporados à merenda

A utilização das cascas e dos talos de folhas, geralmente desprezados, devem ser incorporados à merenda escolar, pois são ricos em vitaminas e minerais além de a grande maioria ser comestível

Escola nota 10: Cascas, talos e folhas comestíveis são incorporados à merenda   Notícias Cursos CPT

 

A utilização das cascas e dos talos de folhas (de cenoura, beterraba, brócolis, couve flor, repolho), geralmente desprezados, devem ser incorporados à merenda escolar, pois a grande maioria é comestível. “Além de serem ricos em vitaminas e minerais, podem ser aproveitados nas preparações, trazendo muitos benefícios à saúde dos estudantes”, afirma Jeanice de Azevedo Aguiar, professora do Curso a Distância CPT Capacitação para Cozinheira - Merendeira Escolar - Como Conservar, Preparar e Distribuir os Alimentos.

Antes, porém, é importante tomar todas as precauções possíveis quanto à higienização destes alimentos, uma vez que podem não estar livres de parasitas, pesticidas e outros produtos usados na agricultura, podendo causar uma DTA.

“Mesmo os alimentos provenientes da agricultura familiar podem estar contaminados e preferencialmente não devem ter suas cascas aproveitadas, caso não se saiba de onde vêm. Os agrotóxicos não podem ser retirados na higienização, mesmo por meio de solução clorada, por isso o risco de DTA é real”, complementa Jeanice.

Antes de descartar as cascas e os talos, é importante que se aproveite bem os alimentos, não cortando partes boas que estão próximas das estragadas (seria um desperdício) e poderiam ser aproveitadas, finaliza a professora.

* Jeanice de Azevedo Aguiar é Nutricionista pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Mestre em Nutrição - área de Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Membro do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de São Paulo. Nutricionista responsável técnico pelo Programa de Alimentação Escolar no Município de Cajamar-SP.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Escola nota 10: merenda tem de ser diferenciada para cada faixa etária
Escola nota 10: Como obter um cardápio semanal bem elaborado

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Administração Escolar.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?