WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Equiterapia precisa de cavalos bem treinados

A seleção do animal deve obedecer alguns pré-requisitos

A atividade busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais.

Equiterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo de forma interdisciplinar, envolvendo as áreas de saúde, educação e equitação. A atividade busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais, uma vez que exige movimento de todas as partes do corpo e interação com animais e outras pessoas.

A doma para o cavalo usado na equiterapia é chamada de comportamental, baseada no comportamento de manada, natural dos equinos. Também está intimamente ligada ao manejo mais natural possível e na observação do animal, que é selecionado por preenchimento de pré-requisitos.

Um desses é a altura. A professora de equitação, Drª Gabriele Brigitte Walter, no curso Seleção, Doma e Treinamento de Cavalo para Equiterapia, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que “o cavalo não pode ser muito alto, para conforto do acompanhante lateral. Se ele tiver que trabalhar com o braço muito para cima, pode provocar uma lesão de ombro. Assim, a medida ideal é de 1,55 m, no máximo”.

O animal para equiterapia só está pronto após, no mínimo, cinco anos de idade. Isso porque é preciso esperar quatro anos para que esteja preparado para início da doma. Quanto mais adulto melhor. Não adianta tentar domá-lo precocemente, porque o sistema nervoso não estará adequado para o aprendizado.

“Temos que lembrar que o cérebro do cavalo é dividido. Por isso, tudo que for feito de um lado, durante o treinamento, deve ser repetido do outro lado”, comenta a professora, que também é fisioterapeuta e psicóloga.

O animal deve aceitar manuseio e montaria pelos dois lados  e, nesse momento, necessita de várias pessoas ao seu redor. É preciso que o equino tenha super sensibilidade na barriga, para obedecer ao comando de perna com apenas um toque.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?