Abrir uma franquia é uma grande oportunidade para quem deseja ter o próprio negócio. O problema, muitas vezes, é como obter o capital necessário para realizar esse sonho. O que muitos empreendedores e futuros empreendedores não sabem é que os bancos possuem opções especiais de crédito tanto para franqueados quanto para franqueadores.
A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste foram os primeiros a oferecerem esse tipo de serviço. Mas, rapidamente, os bancos privados também passaram a ter planos especiais de financiamento para as franquias. Antes de recorrer ao empréstimo, os franqueados precisam obter a aprovação dos próprios franqueadores.
Depois de conseguir ser aprovado pelos franqueadores, os empresários podem recorrer aos bancos. Esses oferecem taxas de juros especiais e prazos maiores para o pagamento. Além disso, possuem serviços bem diversificados, que procuram atender todas as necessidades de crédito da franquia ao longo do tempo.
Os bancos avaliam os resultados financeiros e a qualidade do apoio prestado aos franqueados para aprovar o financiamento. Já a adesão do empresário ao modelo da franquia é aprovada pelo franqueador. Em seguida, os dois são submetidos à análise da instituição financeira. Juntos, eles elaboram um plano de negócios que deve ser apresentado ao banco.
O Banco do Brasil, por exemplo, sustenta projetos de instalação, ampliação ou reforma, através de serviços do próprio banco. A empresa precisa ter conta corrente e cadastro atualizado. A Caixa também oferece diversos tipos de apoio: linhas para investimento, capital de giro, seguros e outros produtos, para franqueadoras, franqueadas e futuros empreendedores.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: PEGN.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.